O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembléia Legislativa, deputado Marcio Monteiro (PSDB) cobrou ontem (09), por meio de requerimento, apresentado durante sessão ordinária , explicações da Eletrosul e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), sobre o atraso nas operações da Usina Hidrelétrica São Domingos no Município de água Clara.
A usina é um dos maiores investimentos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no Mato Grosso do Sul, com recursos da ordem de R$ 400 milhões do governo federal. Com capacidade de 48 MW de potência, suficiente para abastecer uma cidade com aproximadamente 550 mil habitante, as obras da Usina que começaram a ser construídas em 2009 tinha data prevista de funcionamento para o primeiro semestre de 2013.
Em abril de 2012, a Comissão de Meio Ambiente visitou a obra que havia sido embargada, por conta da transposição dos peixes. Na ocasião a Usina teve uma extensão do prazo para conclusão da obra e entrada em operação, o que não aconteceu até agora.
“Precisamos saber por que a usina não está em funcionamento. Afinal, trata-se de um empreendimento que causou um impacto ambiental que seria, de certa forma, compensado gerando energia. Mas por conta dessa paralisação e atraso na obra isso não aconteceu. Por isso apresentamos esse requerimento cobrando explicações da ANEEL e Eletrosul”, afirmou Marcio Monteiro.