Economista da CNC considera o resultado do PIB ruim
Para o economista Fabio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o crescimento de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, em comparação aos últimos três meses de 2012, ficou abaixo do esperado, que era em torno de 1%. Na avaliação de Bentes, “0,6% é um […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Para o economista Fabio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o crescimento de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, em comparação aos últimos três meses de 2012, ficou abaixo do esperado, que era em torno de 1%. Na avaliação de Bentes, “0,6% é um resultado ruim”, disse em entrevista à Agência Brasil. Os dados do PIB foram divulgados hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O comportamento do comércio também decepcionou, apesar do aumento de 0,6% em relação ao quarto trimestre do ano passado e de 1,2% na comparação com o primeiro trimestre de 2012. O economista assegurou, entretanto, que não houve surpresa, considerando o resultado das vendas do comércio, que mostra expansão de 3,5% entre janeiro e março deste ano, contra 8,9% no mesmo período do ano passado. “Então, não é surpreendente esse resultado ruim”.
A CNC está trabalhando, porém, com a perspectiva de recuperação do comércio. A projeção é que as vendas do setor fechem este ano com um crescimento de 4,5% a 5%. “A aposta é que esta recuperação só vá acontecer no segundo semestre”. Isto se deve, segundo o economista, a dois fatores. Os preços estão demorando a recuar, “principalmente os preços de hiper e supermercados, que ainda estão acima de 1%”.
O segundo empecilho é a inadimplência, ainda alta, que precisa baixar mais para que haja uma retomada de crédito mais forte. “Ela [inadimplência] está hoje em 7,6% e a gente aposta que o teto para uma inadimplência menos preocupante é algo em torno de 7,3% ou 7,4%, no máximo. Precisa ceder um pouquinho mais”, disse.
De qualquer modo, Fabio Bentes avaliou que dificilmente as vendas do comércio alcançarão este ano o número registrado em 2012, aumento de 8,4%. “Até porque tinha o IPI [Imposto sobre Produto Industrializado] para ajudar”, declarou ao se referir sobre a desoneração do IPI, determinada pelo governo federal, que elevou as vendas de automóveis e de eletrodomésticos no ano passado, entre outros itens.
Para isso ocorrer, o economista avaliou que o comércio teria que crescer 10% em uma comparação anual, de abril até dezembro. “Isto não vai acontecer. Cresceu 4,4% em março, caiu 0,4% em fevereiro. Foi um resultado muito ruim, não acontecia há dez anos no comércio. E em janeiro, também, o resultado não foi grande coisa”. Ele acredita que haverá recuperação, mas ela não será suficiente para atingir o patamar de 2012. “Sem IPI e com a inflação de alimentos atrapalhando, fica difícil”, completou.
Embora não faça uma previsão específica para o PIB global brasileiro, a CNC acompanha os dados de expectativa do boletim Focus do Banco Central que, em sua mais recente edição, aponta para um crescimento do PIB este ano entre 2,8% e 2,9%. Bentes arriscou, contudo, que é possível que essa estimativa seja revista para baixo, em função do resultado de hoje, inferior ao esperado.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.