Pular para o conteúdo
Geral

Douglas Figueiredo ganha apoio do PT e sai na frente na disputa pela Assomasul

O prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo (PSDB), começou bem a disputa pelo comando da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). O prefeito já tinha o apoio do PSDB, que tem 11 prefeitos em Mato Grosso do Sul. Agora, com o apoio do PT, Douglas chega a 24 votos, faltando apenas 16 para […]
Arquivo -

O prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo (PSDB), começou bem a disputa pelo comando da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). O prefeito já tinha o apoio do PSDB, que tem 11 prefeitos em Mato Grosso do Sul. Agora, com o apoio do PT, Douglas chega a 24 votos, faltando apenas 16 para chegar à presidência, 40 votos, o que seria metade e mais um dos 79 prefeitos do Estado.

O presidente do PT, Marcus Garcia, explicou que o partido entendeu que Douglas será um presidente que garantirá uma independência maior aos municípios, já que não representará apenas um grupo político.

O presidente estadual do PDT, Dagoberto Nogueira, tomou atitude diferente do PT. Ele afirmou que os sete prefeitos do partido foram liberados para votarem no melhor para a região deles. A decisão de Dagoberto é próxima a do DEM, liderado pelo deputado federal Luiz Henrique Mandetta. Ele explicou que os prefeitos ficaram liberados para votar em quem interessar. Mandetta ressaltou ainda que tem uma ótima relação com os dois candidatos.

Douglas concorre com o prefeito de , Waldeli Rosa (PR). O partido de Waldeli tem sete prefeitos em . O PMDB, partido com maior número de prefeituras, 21, ainda não manifestou preferência por nenhum candidato. O governador André Puccinelli (PMDB) garantiu que não vai interferir na votação. Já o senador Waldemir Moka (PMDB) admitiu que tem preferência por Waldeli, visto que ele coordenou a campanha dele para o Senado.

Com votos assegurados no PT e no PSDB, Douglas evita falar em favoritismo e afirma que a eleição para a Assomasul é apartidária. Douglas prevê uma disputa acirrada, mas garante que o derrotado se unirá ao vencedor para defender os interesses da associação.

O candidato entende que a eleição é importante para fortalecer o debate sobre o papel da instituição. Douglas acredita que é preciso investir na capacitação dos municípios, visto que a maioria, 40 municípios, são pobres e sem técnicos para lutar por recursos. Na avaliação do prefeito, a maioria dos municípios perdem recursos porque não sabem como solicitar.

A eleição para a nova diretoria da Assomasul acontece nesta terça-feira (22). Os dois candidatos têm até as 17 horas desta segunda-feira (21) para registrar candidatura. A posse está marcada para o dia 31 de janeiro. Além do posto de presidente as chapas terão que preencher os cargos de vice-presidente, 2º vice-presidente, secretário-geral, 1º secretário-geral, 2º secretário-geral, tesoureiro geral, 1° tesoureiro, diretor de relações públicas, diretor de assuntos municipalistas, diretor de saúde, diretor de Patrimônio, diretor esportivo, diretor de Cultura e membros do Conselho Fiscal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
incêndio

VÍDEO: Incêndio em terreno abandonado preocupa moradores do Jardim Leblon

BR-163 em MS

BR-163 tem seis trechos interditados nesta quarta-feira em MS; confira

Inscrições para meia maratona entre Itaporã e Dourados terminam quinta-feira

visto

Procura por visto americano dispara em Campo Grande após anúncio de nova taxação de Trump

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Criadores de gado minimizam crise e acusam frigoríficos de ‘má-fé’ para baixar preço do boi

Últimas Notícias

Política

Deputados finalizam semestre com aprovação do Refis do TCE-MS

Foram aprovados seis projetos na sessão ordinária desta quarta-feira (16)

Cotidiano

Cassems alerta para golpe de falso médico em Campo Grande

A instituição teria recebido denúncias de pacientes, que foram abordados por golpistas pedindo dinheiro

Evento

Campo Grande tem curso gratuito para quem quer aprender a tirar fotos fantásticas com o celular

Vagas são limitadas a 30 participantes

Política

“Peça fundamental da Direita”, define Catan sobre papel de Tarcísio na ‘briga’ entre Lula e Trump

O governador paulista tem mobilizado esforços para atuar na mediação de diálogo dos setores afetados com o governo brasileiro