Pular para o conteúdo
Geral

Disputa entre a Airbus e a Boeing chega às poltronas

A disputa entre as gigantes Airbus e Boeing pelo mercado de aviões para voos de longa distância chegou às poltronas da classe econômica. Em campanha lançada no fim de outubro, a europeia Airbus instou a indústria a fazer aviões em que a largura entre os assentos na classe econômica seja de no mínimo 18 polegadas, […]
Arquivo -

A disputa entre as gigantes Airbus e Boeing pelo mercado de aviões para voos de longa distância chegou às poltronas da classe econômica.

Em campanha lançada no fim de outubro, a europeia Airbus instou a indústria a fazer aviões em que a largura entre os assentos na classe econômica seja de no mínimo 18 polegadas, ou 45,7 cm.

É uma alusão à concorrente Boeing, que fabrica aeronaves de longa distância em que as poltronas têm largura de 17 polegadas (43,2 cm), como os 787 e os 777/300 ER.

Com até 368 lugares na configuração padrão (três classes, primeira, executiva e econômica), o 777 é o maior rival do Airbus-A350, que tem previsão de entrar em operação no ano que vem, com até 369 lugares.

A fabricante americana diz que o padrão da Airbus é “arbitrário” e “oportunista”.

A campanha inclui um anúncio publicitário no qual um homem aparece espremido entre um casal em um restaurante. “Você nunca aceitaria isso. Por que então aceitaria isso?”, diz a peça, com o mesmo homem no avião.

Os assentos mais largos fazem o passageiro pegar no sono até seis minutos mais rápido, segundo pesquisa da Airbus em parceria com o Centro de Sono de Londres.
A Airbus sustenta que os seus padrões de largura são semelhantes aos do final da década de 1960, quando a indústria era muito menor.

Diz ainda que as viagens estão cada vez mais longas, o que eleva a exigência por conforto -a frequência de voos com distância superior a 7.400 km (algo como a Lisboa) aumentou 50% nos últimos 15 anos.

NOVO PADRÃO

Uma das principais críticas da Airbus é que a Boeing, nos últimos anos, popularizou a inclusão de um assento a mais na classe econômica.

Em 2012, 69% dos Boeings-777/300 ER foram vendidos com dez assentos na econômica (divisão 3-4-3), e não nove (3-3-3), como quando esse modelo de aeronave foi lançado, nos anos 1990.

Emirates, Air France/KLM, Alitalia e TAM estão as empresas que usam esse padrão em voos de e para o Brasil.

Segundo a Boeing, são as empresas aéreas que escolhem. “As companhias nos pedem aeronaves que ofereçam flexibilidade tal que seja possível oferecer uma boa experiência de voar e que, ao mesmo tempo, faça sentido do ponto de vista econômico”, diz a empresa.

Mais do que querer conforto do passageiro, a intenção da campanha da Airbus, disse um executivo da Boeing, é omitir um ponto fraco: o de que no seu A350 -cuja previsão de entrada em operação é 2014- a fuselagem, mais estreita que a do 777, não comporta uma fileira de dez assentos de 18 polegadas na classe econômica -só nove.

A americana afirma que seus padrões de conforto incluem itens adotados no 777 (menor ruído) e no 787, como iluminação LED na cabine, janelas maiores e compartimentos de bagagem voltados para cima, de modo a aumentar a sensação de amplitude.

As funcionalidades, continua a Boeing, foram implantadas a partir de sugestões dadas por passageiros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
As jogadoras do Brasil comemoram a vitória na estreia da Copa América Feminina • Lívia Villas Boas/Seleção Brasileira Feminina

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

fabiano acidente de carro

Fabiano sofre acidente de carro a caminho de show com César Menotti

acidente afonso pena com a 13

Acidente no cruzamento da Afonso Pena com a 13 de Maio mobiliza bombeiros em Campo Grande

carro afundou rio paraguai porto murtinho

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai trabalhava em obra de Porto Murtinho

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Gol de pênalti contra o Corinthians - (Foto: Premiere, Reprodução)

Corinthians desperdiça ‘caminhão’ de chances, leva gol no último lance e perde do Bragantino

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista morre em Dourados após carro bater em árvore e pegar fogo

Uma criança também estava no veículo e foi levada até o hospital

Polícia

Rapaz é ferido a tiros por padrasto de amiga ao cantar música  de ‘corno’ em Campo Grande

Homem foi preso quando se escondia em um imóvel abandonado

MidiaMAIS

Falou demais? João Gomes deixa escapar informação íntima e transforma parque em formigueiro: ‘um caos’

Saiba os detalhes que agitaram a passagem de João Gomes por Campo Grande (MS) neste domingo

Esportes

Cruzeiro goleia Grêmio e continua na caça ao líder Flamengo no Brasileirão

Desde os primeiros minutos, o Cruzeiro assumiu o controle do jogo