Pular para o conteúdo
Geral

Diretor da Telemídia e presidente do conselho estadual serão ouvidos hoje pela CPI da Saúde

O Diretor-presidente do Consórcio Telemídia e Technology International, Naim Alfredo Beydoun, e o Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Alexandre Correa Bueno, serão ouvidos nesta segunda-feira (16) pelos deputados que integram a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Assembleia Legislativa, a qual apura possíveis irregularidades nos repasses do Sistema Único de Saúde pa...
Arquivo -

O Diretor-presidente do Consórcio Telemídia e Technology International, Naim Alfredo Beydoun, e o Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Alexandre Correa Bueno, serão ouvidos nesta segunda-feira (16) pelos deputados que integram a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Assembleia Legislativa, a qual apura possíveis irregularidades nos repasses do Sistema Único de Saúde para unidades hospitalares de 11 municípios do Estado.

As oitivas iniciam às 14h, no Plenário deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa, e é aberta à população.

Com o Presidente do Conselho Estadual de Saúde, os parlamentares vão averiguar se a entidade fiscaliza a aplicação dos recursos do SUS e se suas reivindicações são aceitas pelas Secretarias de Saúde do Estado e dos municípios.

Já em relação ao diretor-presidente do Consórcio Telemídia, os deputados vão interrogá-lo a fim de saber informações sobre o Sistema Gisa, de responsabilidade da empresa. Esse sistema foi adquirido pela prefeitura de Campo Grande pelo valor de quase R$ 10 milhões na gestão do secretário de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e até hoje não funciona.

Segundo o presidente da CPI, deputado estadual Amarildo Cruz (PT), as oitivas com Naim Alfredo e Bueno são necessárias para complementação do relatório final da CPI da Saúde.

“Temos questionamentos que precisam ser feitos a essas pessoas. Queremos saber se o Conselho Estadual de Saúde está sendo atendido nas suas reivindicações. Também temos uma série de perguntas que precisam ser respondidas pelo diretor-presidente do Consórcio Telemídia em relação ao Sistema Gisa”, finalizou.

CPI da Saúde em MS

A CPI da Saúde em MS foi criada no dia 23 de maio deste ano. Os parlamentares querem saber como estão sendo feitos os repasses dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para unidades hospitalares de Campo Grande, Corumbá, , Dourados, Três Lagoas, , Coxim, Aquidauana, Nova Andradina, Ponta Porã e Naviraí. A investigação apura os repasses e convênios feitos nesses municípios nos últimos cinco anos.

A Comissão Parlamentar de Inquérito tem 120 dias para apurar as possíveis irregularidades, podendo ser prorrogada por mais dois meses.

Já foram ouvidos a ex-secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, o secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, o presidente da Santa Casa da Capital, Wilson Teslenco, os ex-diretores do Hospital Universitário, José Carlos Dorsa, o do Hospital Regional de Campo Grande, Ronaldo Perches Queiroz,o ex-secretário municipal de saúde da capital, , o presidente do Conselho Regional de Medicina de MS, Luís Henrique Mascarenhas Moreira, e os médicos Adalberto Siufi e Cláudio Wanderley Saab, ex-diretor do Hospital do Câncer e o atual diretor-geral do Hospital Universitário, respectivamente.

Também foram ouvidos pelos parlamentares os ex-integrantes da Junta Interventora da Santa Casa de Campo Grande, Antonio Lastória, Nilo Sérgio Laureano Leme e Issan Moussa, o diretor-presidente do Hospital do Câncer, Carlos Alberto Moraes Coimbra, o ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Florêncio Garcia, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Campo Grande, Luiz Alberto de Oliveira Azevedo, e o ex-responsável pela pasta, João Mitumassa Yamaura, além de gestores e conselheiros municipais de saúde nas cidades de Dourados, Coxim, Aquidauana, Jardim, Paranaíba, Três Lagoas, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Corumbá.

Denúncias

Para ajudar no trabalho de investigação, os deputados decidiram criar o [email protected] para que as pessoas possam denunciar irregularidades nas unidades hospitalares. Também foi criada a fan pag CPI da Saúde em MS (https://www.facebook.com/cpidasaudeemms).

Assista

As pessoas podem assistir as oitivas de Campo Grande ao vivo no link (http://www.al.ms.gov.br/Default.aspx?alias=www.al.ms.gov.br%2Ftvassembleia).

Além disso, no canal de comunicação os internautas podem conferir matérias sobre os trabalhos da Comissão e reprises das oitivas da CPI da Saúde em MS realizadas em todo o Estado. Denúncias podem ser feitas também pelo 0800-647-2013. As reuniões ordinárias acontecem todas as segundas-feiras, sempre às 14 horas, e as extraordinárias às quintas, no mesmo horário.

Elas também podem ser assistidas ao vivo pela Tv Assembleia, em Campo Grande pelo Canal 9, em Dourados pelo Canal 9, e em Naviraí pelo Canal 44. Todas as oitivas realizadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito podem ser assistidas, ainda, no Youtube, no canal cpidasaudeemms. A CPI é composta pelos deputados Amarildo Cruz – presidente, Lauro Davi (PSB) – vice-presidente, Junior Mochi (PMDB) – relator, Eduardo Rocha (PMDB) – vice-relator e Onevan de Matos (PSDB), membro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seu bairro está na lista? Confira o itinerário do ‘fumacê’ nesta terça-feira

gravidez

Ministério da Saúde autoriza R$ 98,1 mil para compra de testes de gravidez em MS

leo dias celebridade

A celebridade a qual Leo Dias se arrepende amargamente de ter dado fama

Homem morre durante cirurgia de hemorroida em hospital de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Com pai no Presídio Federal de Campo Grande, Oruam tem prisão preventiva decretada

Últimas Notícias

Transparência

Nelson Cintra é multado pelo TCE-MS por irregularidade em transporte escolar

TCE-MS deu prazo de 60 dias para o prefeito de Porto Murtinho corrigir supostas irregularidades

Sem Categoria

China busca relações saudáveis com EUA e esquiva-se de comentar tema das compras de petróleo

Secretário do Tesouro americano afirmou que as negociações com o G7 sobre a Rússia não serão fáceis

Transparência

Chega ao STJ pedido para revogar tornozeleira de ex-chefe de licitações alvo de três esquemas de corrupção

Corte Superior vai avaliar se réu por fraudes em Sidrolândia poderá se livrar da tornozeleira

Cotidiano

Praça do Rádio ganhará mural colorido em comemoração ao aniversário de Campo Grande

O trabalho de pintura começou nesta terça-feira (22) e segue até a primeira quinzena de agosto