A presidente Dilma Rousseff evitou manifestar-se nesta quinta-feira sobre a perspectiva de aumento no preço da gasolina neste ano. “Meu querido, eu não falo sobre aumento de gasolina, eu falo sobre redução de tarifa de energia: 18% e 32%”, disse Dilma a jornalistas após a VI Reunião de Cúpula Brasil-União Europeia.

Em pronunciamento oficial na noite de quarta-feira, Dilma anunciou a ampliação dos percentuais de redução da conta de energia elétrica, de 18% para consumidores domésticos e 32% para o setor produtivo. Na ocasião, Dilma também descartou a possibilidade de racionamento energético no país e criticou o que classificou como “previsões sem fundamento” sobre o anúncio feito pelo governo em setembro do ano passado.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quinta-feira que uma decisão sobre o reajuste da gasolina será tomada pelo conselho de administração da Petrobras, sem mencionar datas. A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta quinta-feira, projeta um reajuste em torno de 5% no preço do combustível.