Pular para o conteúdo
Geral

Dilma enviará quatro ministros para orientar prefeitos de Mato Grosso do Sul

A Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) recebe nesta segunda-feira (1º) 79 prefeitos do Estado. Os administradores participarão do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas. A reunião tem por objetivo aproximar o Governo Federal dos municípios, com a apresentação de projetos e principais investimentos federais. Para orientar os prefeitos a presidênc...
Arquivo -

A Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) recebe nesta segunda-feira (1º) 79 prefeitos do Estado. Os administradores participarão do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas. A reunião tem por objetivo aproximar o Governo Federal dos municípios, com a apresentação de projetos e principais investimentos federais.

Para orientar os prefeitos a presidência deve enviar quatro ministros a Mato Grosso do Sul: Ideli Salvati, das Relações Instituicionais, Aguinaldo Ribeiro, das Cidades, Tereza Campello, Desenvolvimento Social, e Pepe Vargas, ministro do Desenvolvimento Agrário.

O senador Delcídio Amaral explica que o encontro será de extrema importância para os municípios, que têm, em sua maioria, novos prefeitos. Ele esclarece que o objetivo principal é atender os municípios, sem espaço para politização.

“A ideia não é politizar o encontro e sim apresentar ministros de áreas importantes, com o objetivo de fazer uma reunião de trabalho, administrativa e republicana. Não é para servir de palanque”, orientou. O senador conta que a presidente teve a ideia de fazer os encontros para falar direto com os prefeitos, sem uso de confederações, evitando a utilização de estruturas para jogar prefeitos contra o Governo Federal.

O primeiro evento do Governo Federal para orientar prefeitos aconteceu em Barra dos Coqueiros-SE. Na ocasião a ministra Ideli Salvati disse ser imprescindível que os prefeitos saíssem do encontro organizados e articulados para atenderem aqueles que os elegeram. Ela ressaltou que os prefeitos têm apenas quatro anos para cumprirem promessas.

“Os recursos existem e estão disponibilizados, mas os prefeitos, por falta de equipe técnica ou de informação, acabam ficando sem acessar os recursos. Nossa intenção é oferecer, nestes encontros, subsídios para que nenhuma prefeitura fique sem possibilidade de elaborar um projeto”, explicou a ministra.

Em Sergipe a ministra também criou o Fórum dos Gestores Federais, que deve ser implantado em Mato Grosso do Sul. O fórum deve seguir o modelo existente no Sistema de Assessoramento Federativo (Sasf), onde um representante de cada ministério se reúne mensalmente em .

O fórum tem por objetivo facilitar a solução de questões de cada cidade com a União, criando um espaço de debate entre os órgãos federais. Ao lançar o programa em Sergipe a ministra analisou que ele possibilitará uma maior agilidade na solução de questões pontuais e no cumprimento de prazos de obras.

(Com informações do Ministério das Relações Institucionais)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira