Pular para o conteúdo
Geral

Deputados planejam convocar ex-secretários de Nelsinho para investigar superfaturamento

Diante da suspeita de superfaturamento de medicamentos na gestão do ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB), deputados estaduais vão incluir a denúncia na mira da CPI da Saúde e planejam convocar ex-secretários para explicar planilhas com tomadas de preços e pregões da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que apontam a prática da irregularidade. “A denúncia é gravíssima […]
Arquivo -

Diante da suspeita de superfaturamento de medicamentos na gestão do ex-prefeito (PMDB), deputados estaduais vão incluir a denúncia na mira da CPI da Saúde e planejam convocar ex-secretários para explicar planilhas com tomadas de preços e pregões da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que apontam a prática da irregularidade.

“A denúncia é gravíssima e vamos entrar a fundo nesta questão”, prometeu o deputado Amarildo Cruz (PT), um dos preponentes da CPI da Saúde. “Isso mostra incapacidade gerencial e vamos ter que ouvir os secretários”, completou o deputado Lauro Davi (PSB), também autor do requerimento para instalar a comissão.

Nos oito anos da gestão de Nelsinho, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o comandaram a Sesau. O parlamentar já se colocou à disposição da Câmara Municipal e da Assembleia para esclarecer as denúncias.

Segundo planilhas da prefeitura, o superfaturamento chegou a 1.625% em comparação a medicamentos comprados na atual gestão do prefeito Alcides Bernal (PP). Nelsinho garante que seguiu a risca a lei das licitações e respeitou a norma de adquirir os produtos de acordo com a ordem do melhor preço.

“Existe uma tabela nacional de preços, portanto, não é possível tamanha diferença de valores”, frisou Lauro Davi. “Alguém terá de justificar isso”, emendou. Questionado se há empecilho para convocar ex-secretários municipais, o deputado frisou que a CPI é abrangente e não precisa restringir as oitivas a autoridades estaduais.

Santa Casa

Outra prioridade da CPI será acompanhar o atendimento na Santa Casa. “Se não pegar a Santa Casa não tem referencial nenhum, porque ela é o alicerce do setor no Estado”, justificou Lauro Davi, fazendo menção ao fato da maioria dos municípios enviar pacientes ao hospital.

Uma das estratégias para averiguar se há irregularidades na Santa Casa e na compra de medicamento em , segundo Lauro Davi, será por meio do estudo de repasses, despesas e auditorias já realizadas por outros órgãos nas instituições de saúde.

Para acompanhar a análise, a Assembleia irá contratar uma equipe de técnicos, incluindo um especialista em saúde pública, contador e advogados. “A Casa nos prometeu toda a estrutura para ir a fundo nas investigações doa a quem doer”, disse Amarildo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
casa da mulher brasileira

Grupo técnico criado após feminicídio de Vanessa já instaurou 3 mil inquéritos em Campo Grande

Fórum de Suinocultura acontece nesta terça-feira na EXPOAGRO 2025

ônibus

‘Uma porquice’: Campo-grandenses reagem à falta de limpeza constante dos ônibus do Consórcio

coletor de lixo solurb

É errado? Atitude de coletor de lixo deixa morador constrangido e Solurb se manifesta

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

VÍDEO: PMMS investiga militar que participou de ‘meme’ em página famosa usando farda

ônibus

‘Uma porquice’: Campo-grandenses reagem à falta de limpeza constante dos ônibus do Consórcio

Sofisticação: Especialistas em furtos de apartamentos de luxo viajavam a cada 10 dias para cometer crimes

Últimas Notícias

Cotidiano

Estudantes do Pantanal voltam às aulas após meses sem transporte escolar

Além de impedir o acesso às escolas rurais, a precariedade da estrada no Pantanal do Nabileque também dificultava o tráfego de caminhões

Transparência

Com anúncio de voos comerciais, aeroporto de Dourados aguarda homologação da Anac

Prefeitura conclui etapas e nova vistoria e espera liberação

Famosos

Lucas Rangel e Lucas Bley anunciam gestação do primeiro filho: ‘Alegria’

Juntos há quatro anos, Lucas Rangel e Lucas Bley pegaram os fãs de surpresa ao anunciarem a gestação do primeiro filho; confira

Transparência

MPF arquiva investigação criminal sobre ação da PM em protesto indígena em Dourados

Contudo, ainda segue em curso apuração cível sobre possíveis violações de direitos fundamentais das comunidades indígenas