Pular para o conteúdo
Geral

Deputados decretam ‘greve’ até o fim do conflito de índios e proprietários rurais

Em sessão marcada por protesto de proprietários rurais, os deputados decretaram, nesta quinta-feira (23), ‘greve’ até conseguirem audiência com o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo para exibir providências e acabar com o conflito de indígenas com fazendeiros. Eles prometeram não votar nenhum projeto e cogitam realizar sessão em Brasília a fim de pressionar o […]
Arquivo -

Em sessão marcada por protesto de proprietários rurais, os deputados decretaram, nesta quinta-feira (23), ‘greve’ até conseguirem audiência com o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo para exibir providências e acabar com o conflito de indígenas com fazendeiros. Eles prometeram não votar nenhum projeto e cogitam realizar sessão em a fim de pressionar o Governo Federal.

A decisão saiu após manifestação inflamada do proprietário rural Ricardo Bacha na tribuna da Assembleia Legislativa. Ele falou que entende a causa indígena, mas criticou o Governo Federal de não dar uma solução e definiu o clima de tensão como “insuportável”. “As reivindicações dos indígenas são legítimas, mas precisa parar com essa guerra senão mais gente vai morrer”, afirmou.

Após o discurso, o assunto dominou a sessão e vários parlamentares subiram à tribuna para, principalmente, criticar o Governo Federal. Até o deputado Pedro Kemp (PT), do partido da presidente Dilma Rousseff (PT) e defensor da causa indígena, concordou com os proprietários rurais.

“O Governo Federal é omisso, tem que garantir uma vida digna aos indígenas com terras com possibilidade de sobrevivência, mas também não poder deixar os produtores saírem com uma mão na frente e outra atrás”, defendeu. “A solução não é simplesmente a ministra Gleisi Hoffman paralisar as demarcações, isso só vai adiar os problemas”, emendou.

Em protesto ao impasse, o presidente da Assembleia, deputado Jerson Domingos (PMDB), decidiu suspender a pauta de votação até que os conflitos entre proprietários rurais e indígenas serem resolvidos. Ele, porém, sinalizou abrir exceção no caso de o governador André Puccinelli (PMDB) pedir urgência a algum projeto.

Líder do governo na Assembleia, o deputado Júnior Mochi (PMDB), cogitou realizar a sessão da próxima terça-feira (28) em Brasília. “Amanhã (24), em reunião com o senador Waldemir Moka (PMDB), vamos decidir a ida dos 24 deputados a Brasília para fazer sessão lá”, relatou.  “Se não conseguir uma audiência com o Ministro da Justiça, vamos até lá”, completou.

Desde a semana passada, índios ocuparam a fazenda de Ricardo Bacha em e agravaram o impasse em torno das demarcações de terras. O problema já se arrasta há anos em Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina