Pular para o conteúdo
Geral

Dengue pode ter causado morte de mulher em Corumbá

Uma mulher, de 41 anos de idade, faleceu em Corumbá na madrugada da última sexta-feira, 15 de fevereiro, possivelmente em decorrência da dengue. Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Viviane Ametlla, apesar de o atestado de óbito apontar a doença como causa da morte, novo exame está sendo realizado […]
Arquivo -

Uma mulher, de 41 anos de idade, faleceu em na madrugada da última sexta-feira, 15 de fevereiro, possivelmente em decorrência da dengue. Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Viviane Ametlla, apesar de o atestado de óbito apontar a doença como causa da morte, novo exame está sendo realizado no Lacen (Laboratório Central da Saúde Pública de MS), em , pois o primeiro exame realizado, em um laboratório particular, deu negativo para a doença.

“Sabemos que para o exame sorológico é preciso ter um espaço maior que sete dias da contaminação, pois do contrário não é acusada a doença”, explicou ao relatar que o período entre o surgimento dos sintomas até a morte foi muito rápido.

“Pelo que nos relataram, ela viajou para Campo Grande e Bonito e havia retornado à cidade na 2ª feira da semana passada. Na 4ª, ela procurou atendimento médico, na 5ª foi internada e acabou morrendo na madrugada de 6ª feira”, contou Viviane.

De acordo com a médica veterinária, cabe à Vigilância Epidemiológica investigar o caso, pois outras doenças podem ser diagnosticadas como dengue. “Foi algo muito rápido, ela era uma pessoa jovem e o que nos foi informado é que não tinha nenhuma doença crônica”, comentou.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, Corumbá tem uma incidência de 294,3 para a doença, com 307 notificações para os 104.317 habitantes. O município está no grupo de média incidência, ou seja, que registra de 100 a 300 casos por 100.000 habitantes. Esse resultado refere-se ao boletim epidemiológico que analisou da 1ª a 6ª semana de 2013.

A estratificação de risco para os municípios usa como ponte de corte valores de referência das taxas de incidência calculada com os números absolutos de casos suspeitos por 100.000 habitantes divididos pela população residente de cada município.

“Com esses números, consideramos que vivemos uma epidemia leve, moderada, e que precisa de ações específicas para não caminhar a um estágio crítico”, afirmou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica ao destacar a presença do fumacê nas ruas durante o período de carnaval e agentes que, com a utilização de bombas costais, estão trabalhando em toda a cidade, que foi dividida estrategicamente em quatro quadrantes.

Viviane lembrou ainda que os integrantes do Comitê da Dengue voltam se reunir no dia 21 de fevereiro. O encontro será às 10 horas, no auditório da Prefeitura Municipal. Equipes da Vigilância Sanitária e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão apresentar os últimos informativos sobre a dengue na região de Corumbá; as atividades e ações dos demais setores envolvidos no combate à dengue; aprovação do cronograma das reuniões do comitê do primeiro semestre, além das propostas de ações contínuas e emergenciais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil vai ingressar contra Israel em ação por genocídio na corte de Haia

Portugueses do Manchester United prestam homenagem a Diogo Jota e seu irmão em Anfield

Fazendeiro que ‘tomou dores’ do filho e matou vizinho de cerca é preso em MS

Taxação de Trump contra produtos brasileiros será discutida no Senado terça-feira

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Avião da Azul que saiu de SP faz pouso de emergência no Rio

Últimas Notícias

Brasil

Peixe BR: tarifa de 50% dos EUA atinge diretamente o setor e é preciso restabelecer diálogo

Produtos brasileiros de cacau também serão prejudicados pelas tarifas

Mundo

Trump ameaça tarifas de até 100% contra Rússia em 50 dias se não houver acordo sobre Ucrânia

Presidente norte-americano afirmou ainda que deve enviar mair armas para a Ucrânia

Mundo

Na França, prisioneiro foge da cadeia escondido em bolsa de roupas sujas de outro detento

Homem foi encontrada em um porão três dias após fugir da prisão

Brasil

MEC publica portaria que regulamenta as novas regras do EAD

Regras fazem parte da regulamentação do decreto 12.456/2025, editado em maio