Com uma proposta inovadora e independente, acadêmicos e professores do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promovem nos dias 7 e 8 de novembro a Semana de Jornalismo 2013 (Semajor 2013). A do evento, composta por oficinas, grupos de discussão e mesas de debate, vai abordar a temática “Linguagens Fluídas: Jornalismo, Imagem e Resistência”.

A Semajor deste ano conta com profissionais conhecidos da comunicação em Mato Grosso do Sul, como Roberto Higa. Com mais de 40 anos de experiência, o fotojornalista participa do Grupo de Discussão “Diálogo sobre experiências fotográficas”. Outro nome conhecido do meio é o de Thiago Andrade, sub-editor da seção Correio B do jornal Correio do Estado. O jornalista faz parte da mesa “Jornalismo e documentário: interfaces para resistência” ao lado de Ricardo Piaretti Câmara, presidente da Fundação Nelito Câmara, e da cineasta Marinete Pinheiro.

Aliada ao tema central da Semana, o painel de abertura aborda uma questão fundamental às mídias. Com a pergunta “Por que debater um marco regulatório para os meios de comunicação?”, o corpo de debatedores, formado por representantes do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e da ONG Azul, promete levantar questionamentos pertinentes à toda área da comunicação.

Abordados com frequência pelos veículos jornalísticos, os movimentos sociais de luta pela terra e de trabalhadores organizados também apresentarão suas próprias impressões sobre a cobertura que recebem da mídia. A questão será tratada no Grupo de Discussão “A cobertura jornalística dos movimentos sociais pela ótica dos movimentos sociais”.

Outra atividade oferecida pela Semajor 2013 são as oficinas. O fotógrafo e assistente de comunicação do Espaço Imaginário, Everson Tavares, oferece um mini-curso de Webdocumentário. A acadêmica do quarto ano de Jornalismo da UFMS, Natália Moraes, ministra oficina de Fotografia Artesanal. Já a produtora do grupo de artes cênicas Circo do Mato, Laila Pulchério, ensina a “Entender e redigir projetos para editais de fomento”.

Além da grade oficial, a Semajor 2013 inclui produção artesanal, apresentações culturais e mostra de filmes e documentários. A abertura oficial do evento será feita pelo Teatro Imaginário Maracangalha, enquanto Feira de Artesanato, sessões de cineclubismo e apresentações artísticas acontecem durante os intervalos da programação.

Inscrições

A Semajor 2013 é aberta e gratuita. O participante que pretende ganhar declaração das atividades realizadas deve preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la ao [email protected]