Pular para o conteúdo
Geral

Cuca se despede do Atlético-MG com 3º lugar e trabalho histórico

A despedida de certa forma foi melancólica. Não ficar pelo menos em segundo foi algo traumático. O último jogo de Cuca pelo Atlético-MG, contra o Guangzhou, da China, conquistando o terceiro lugar no Mundial de Clubes com uma vitória por 3 a 2, porém, mostra que há mais motivos de comemorações do que decepções: o […]
Arquivo -

A despedida de certa forma foi melancólica. Não ficar pelo menos em segundo foi algo traumático. O último jogo de Cuca pelo Atlético-MG, contra o Guangzhou, da China, conquistando o terceiro lugar no Mundial de Clubes com uma vitória por 3 a 2, porém, mostra que há mais motivos de comemorações do que decepções: o clube passou em pouco mais de dois anos da luta para não cair no Campeonato Brasileiro a campeão da Libertadores.

A trajetória de Cuca no Atlético-MG é de muito trabalho. O ex-treinador alvinegro chegou ao clube em 2011. A situação da época era complicada, pois o time lutava contra a degola na reta final do Brasileiro. O clube chegou na mão de Cuca após ser comandado por dois treinadores de ponta, Vanderlei Luxemburgo e Dorival Júnior, ambos com pouco sucesso.

O início foi complicado: Cuca perdeu as seis primeiras partidas, e chegou a assumir que a situação era muito complicada. Apesar disso, o presidente Alexandre Kalil decidiu manter o técnico, mesmo se o pior acontecesse. Com muito trabalho, Cuca conseguiu livrar o Atlético-MG. Os últimos jogos daquele certame nacional foram vencidos e o clube escapou da queda.

O último jogo, entretanto, voltou a frustrar os atleticanos. Com a possibilidade de rebaixar o principal rival, o time de Cuca sofreu uma dura derrota por 6 a 1 para o Cruzeiro. Cuca foi mantido no cargo. E a partir dali começou a traçar as metas para o ano seguinte. Reformulou a equipe, pediu contratações e iniciou um novo torneio.

No Campeonato Mineiro de 2012, mostrou um bom Atlético-MG. O time já apresentava sua cara e seu modo de jogar. Apesar disso, teve que enfrentar as criticas da torcida, que durante o Estadual ficou seis minutos em todas as partidas de costas para o gramado, protestando contra a derrota por 6 a 1 para o Cruzeiro. Com uma boa campanha, conseguiu o título sobre o América-MG. A taça foi confirmada na segunda partida, com destaque para Guilherme, que fez uma bela atuação como camisa 10.

Pouco tempo depois, amargou a queda na Copa do Brasil. Após uma péssima exibição contra o Goiás fora de casa, o resultado teria que ser revertido no Independência. Não aconteceu. O início do Campeonato Brasileiro mostrou que o Atlético-MG faria um bom torneio, mas não iria concorrer a taça.

O mês de junho, no entanto, mudou o rumo da história de três frentes: Cuca, o treinador azarado, a torcida, historicamente sofrida, e o craque, muito contestado. Ronaldinho chegou ao Atlético-MG para mostrar que seu futebol ainda era o mesmo. Após uma rápida negociação, o então camisa 49 ajudou o Atlético-MG na campanha do vice-campeonato.

Com a chegada de Ronaldinho, Cuca armou o esquema que fez sucesso no Campeonato Brasileiro e na Libertadores do ano seguinte, com o armador, dois jogadores de velocidade pelas pontas e o centroavante Jô. Embora tenha mostrado um belo futebol, o Fluminense foi mais eficiente, vencendo jogos fora e dentro de casa, e levou a taça.

O vice deu a possibilidade de ir direto para a Libertadores. O Atlético-MG se reforçou um pouco mais, contratou Diego Tardelli e foi para a disputa. A fase de grupos mostrou que a equipe de Cuca era a melhor da competição, com apenas uma derrota, na última partida, contra o . Na ocasião, Ronaldinho falou que era um grande “treino de luxo”.

As disputas para chegar até o título foram mais complicadas. Vida fácil apenas com o São Paulo, que não apresentou grandes dificuldades nas oitavas. Os jogos seguintes foram decididos apenas no fim. Apesar das duras batalhas para conseguir o título, com defesas de pênaltis do goleiro Victor e muita luta dentro de campo, o Atlético-MG levou o troféu da Copa Libertadores – algo que livrou o treinador do rótulo de derrotado e deu ao clube um título de expressão após mais de 40 anos de espera.

A conquista deu ao Atlético-MG o direito de ir para o Mundial. A expectativa durou meses. O Campeonato Brasileiro foi esquecido e tratado apenas como treinamento para a disputa. Sem Bernard, que foi vendido ao Shakhtar Donetsk (UCR), os mineiros se reforçaram e foram para o torneio da Fifa. No entanto, uma péssima exibição acabou com o sonho de todo atleticano, que era pelo menos chegar à final com o Bayern de Munique. Uma dura derrota por 3 a 1 para o Raja Casablanca colocou o clube mineiro para lutar apenas pelo terceiro lugar.

Embora o resultado tenha sido ruim, Cuca disse acreditar que um jogo não pode apagar o trabalho de anos à frente do clube. “Eu sempre pus o Atlético-MG na frente de tudo nesses dois anos e meio. Fiz dele a minha casa, da turma do CT a minha família. Foi o melhor lugar onde trabalhei em tempo, qualidade e sentimento. Dei tudo o que pude, da minha fé até a organização. Fizemos coisas boas. Dói e estou decepcionado pelo jogo ruim que fizemos, mas não podemos apagar o que esse time fez e vai fazer no ano que vem”, disse.

Após o confronto contra os chineses, Cuca encerrou sua passagem pelo Atlético-MG conquistando o terceiro lugar, dois Campeonatos Mineiros e uma Copa Libertadores. O experiente Paulo Autuori já foi anunciado pela diretoria do clube e começa em janeiro a escrever uma nova história.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seleção Brasileira estreia neste domingo na Copa América

Atendente procura a polícia após ser assediada por cliente de farmácia em Campo Grande

Precisa de atendimento? Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande

Domingo será ensolarado e com aumento da temperatura em todo MS

Notícias mais lidas agora

Papy turbina contrato e Câmara vai pagar quase R$ 1 milhão por locação de computadores

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

A qualquer hora, com qualquer pessoa: mal súbito mata 300 mil por ano no Brasil

botafogo

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Últimas Notícias

Polícia

Homem passa mal e morre em motel do Jardim Paulista, em Campo Grande

A vítima não apresentava sinais de violência

Transparência

Papy turbina contrato e Câmara vai pagar quase R$ 1 milhão por locação de computadores

Em meio a inquérito do MP, presidente do Legislativo dá canetada e aumenta valor pago para empresa de tecnologia

Cotidiano

A qualquer hora, com qualquer pessoa: mal súbito mata 300 mil por ano no Brasil

Entenda por que mal súbito atinge até mesmo pessoas que praticam exercícios físicos

Polícia

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Família de Júlio Cesar Cerveira Filho luta por um julgamento digno