Criada na Assembleia Legislativa para investigar a aplicação de verba pública em hospitais de Mato Grosso do Sul, a CPI da Saúde se reunirá, na próxima terça-feira (2), em Brasília, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para ter acesso aos repasses federais ao Estado.

O plano é confrontar os dados apresentados pela União com as informações recebidas da secretária estadual, Beatriz Dobashi, secretários municipais e administradores dos hospitais, que recebem dinheiro do SUS (Sistema Único de Saúde), principal fonte de recursos das instituições de saúde. 

Além disso, segundo o vice-presidente da CPI, deputado Lauro Davi (PSB), a comissão pedirá o relatório da força-tarefa realizada pelo ministério nos Hospitais do Câncer e Universitário, após a Operação Sangue Frio, que desmontou esquema de desvio de verba do SUS em Campo Grande. “Queremos os elementos para avançar na investigação”, comentou Lauro Davi.

A audiência com o ministro foi articulada pelo senador Delcídio do Amaral (PT), a pedido do presidente da CPI, deputado Amarildo Cruz (PT). Também fazem parte da comissão os deputados Júnior Mochi (PMDB), Maurício Picarelli (PMDB) e Onevan de Matos (PSDB).