Pular para o conteúdo
Geral

CPI do Calote deve investigar todos os contratos e larga com 11 assinaturas

Após tentativa frustrada na última quinta-feira, os vereadores devem retomar amanhã com força total debate sobre instalação de CPI para investigar os motivos de o prefeito não estar pagando fornecedores
Arquivo -

Após tentativa frustrada na última quinta-feira, os vereadores devem retomar amanhã com força total debate sobre instalação de CPI para investigar os motivos de o prefeito não estar pagando fornecedores

Após tentativa frustrada na quinta-feira (23), os vereadores devem retomar amanhã (28) com força total debate para instalar a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Calote visando investigar os motivos de o prefeito Alcides Bernal (PP) não estar pagando fornecedores. Autor da proposta, o vereador Paulo Siufi (PMDB) promete apresentar novo requerimento e larga com pelo menos 11 assinaturas, número suficiente para abrir a CPI.

“A sessão de quinta-feira encerrou com a adesão de 11 dos 29 vereadores”, destacou. Na oportunidade, no entanto, não foi possível instalar a comissão porque os integrantes do legislativo esqueceram de pedir a prorrogação da sessão no prazo regimental das 11h45. A falha obrigou a Câmara a seguir o regimento e encerrar a sessão. “No meio da polêmica, ninguém lembrou de solicitar a prorrogação”, explicou Siufi. 

Na ocasião, ele sugeriu restringir a investigação na falta de pagamento a CG Solurb, concessionária responsável pela coleta de lixo em , cuja dívida gira em torno de R$ 25 milhões desde dezembro do ano passado, e a RDM Recuperadora de Créditos, que tem R$ 4,406 milhões a receber da administração municipal. “Recebi ligações de outros fornecedores que pediram uma CPI ampla e vou acatar a sugestão”, informou Siufu.

Os aliados do prefeito não são contra a CPI, mas defendem que a investigação entre no processo de contratação da RDM e da Solurb. “Estou ansioso. Há muito tempo fiz requerimento sobre o contrato com a RDM e até hoje não consegui resposta”, declarou o vereador Alex do PT, líder de Bernal na Câmara. Os contratos com as duas empresas envolvem as gestões dos ex-prefeitos Nelsinho Trad (PMDB) e André Puccinelli (PMDB).

Também da base de Bernal, a vereadora Luiza Ribeiro (MD) faz coro ao discurso do petista e cobrou entrar a fundo na licitação feita por Nelsinho para a coleta de lixo. Ela frisou que o Ministério Público Estadual (MPE) já recomendou a nulidade do procedimento licitatório 066/2012 e, consequentemente, do contrato de parceria público-privada com a Solurb.

Siufi, por sua vez, é contra a proposta. “Se está irregular, cancela e não dá calote”, defendeu. Para ele, a CPI precisa centrar a investigação na falta de pagamento. “Se trabalhou, tem que pagar. É uma falta de respeito não cumprir com o dever”, avaliou.

Neste sentido, o vereador coloca na mira da investigação o montante que o prefeito tem em caixa, o que empenhou, o que falta pagar e os motivos de não efetuar os pagamentos. Segundo ele, além da Solurb e RDM, empresas do setor da construção e da prestação de serviço também reclamam de calote.

Questionado sobre os nomes dos vereadores que aderiram à CPI, Siufi citou Flávio César (PTdoB), Otávio Trad (PTdoB), doutor Jamal (PR), Paulo Pedra (PDT), Coringa (PSD), Chiquinho Telles (PSD) e Delei Pinheiro (PSD). “Tenho assinatura de 11, mas não lembro de todos”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo sofre gol no fim e deixa escapar boa vantagem diante do Estudiantes na Libertadores

Assaltantes armados são presos na região de fronteira

Lula se reunirá com Celso Sabino após União exigir saída do governo em 24 horas

Mulher viveu em cárcere privado por mais de 20 anos no Paraná

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

TipStrike revoluciona a análise esportiva com previsões de futebol baseadas em estatísticas

Últimas Notícias

Polícia

Homem morre ao cair de carro em movimento em estrada vicinal

O motorista apresentava sinais visíveis de embriaguez

Polícia

Homem é preso por esfaquear e agredir companheira

A vítima disse que as agressões são recorrentes

Mundo

Terremoto atinge a Rússia e dispara alerta breve de tsunami

Sistema de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu brevemente uma ameaça de tsunami

Polícia

Mulher morre no hospital um mês após acidente causado por motorista bêbado

O bafômetro indicou 0,71 mg/L de álcool no organismo