Pular para o conteúdo
Geral

Coreia do Norte chama encontro entre Park e Obama de preparação de guerra

A Coreia do Norte alega que a cúpula entre os presidentes dos Estados Unidos e da Coreia do Sul é um prelúdio para a guerra contra Pyongyang. Um porta-voz do Comitê para a Reunificação Pacífica da Coreia chamou a visita da presidente sul-coreana Park Geun-hye a Washington esta semana de uma “desprezível viagem bajuladora para […]
Arquivo -

A Coreia do Norte alega que a cúpula entre os presidentes dos Estados Unidos e da Coreia do Sul é um prelúdio para a guerra contra Pyongyang. Um porta-voz do Comitê para a Reunificação Pacífica da Coreia chamou a visita da presidente sul-coreana Park Geun-hye a Washington esta semana de uma “desprezível viagem bajuladora para agradar ao seu senhor”.

O presidente Barack Obama e Park Geun-hye alertaram Pyongyang nesta terça-feira contra as provocações nucleares. A Coreia do Norte realizou seu terceiro teste nuclear em fevereiro e, desde então, emitiu uma série de ameaças de guerra. O porta-voz norte-coreano disse que Pyongyang está observando “com paciência” para ver se Park mudará o que o país considera uma posição hostil.

Park e Obama dizem que estão abertos ao diálogo se Pyongyang agir em direção ao desarmamento nuclear. Enquanto isso, o porta-aviões nuclear norte-americano USS Nimitz e outras três embarcações do país devem chegar na costa da cidade sul-coreana de Busan neste sábado, em uma demonstração do apoio aos aliados na região. Segundo Wee Yong-sub, vice-porta-voz do Ministério de Defesa da Coreia do Sul, o porta-aviões vai participar de uma série de exercícios navais, incluindo operações de busca e resgate.

Na semana passada a Coreia do Norte havia criticado esses exercícios nas águas do tenso Mar Amarelo. Pyongyang vê essas armas nucleares dos EUA na região como uma tentativa de derrubar seu governo. Hoje o Ministério de Relações Exteriores norte-coreano disse em comunicado que essas atividades geram “a maior ameaça nuclear que existe”, pedindo que Obama cancele esses “exercícios hostis”.

Na segunda-feira o principal enviado dos EUA para lidar com a questão da Coreia do Norte, Glyn Davies, viaja para Seul para se encontrar com altas autoridades sul-coreanas, antes de partir para a China e o Japão, em uma viagem de três dias.

Demissão

O escritório da presidente da Coreia do Sul informou nesta sexta-feira que demitiu seu principal porta-voz, Yoon Chang-jung, após um “infeliz incidente” durante a visita de Park Geun-hye a Washington. Sem dar mais detalhes, o governo disse que as ações dele mancharam a dignidade do país.

Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, Yoon Chang-jung, de 56 anos, teria sido acusado por uma mulher de agarrar suas nádegas sem permissão, em um hotel de Washington. Um relatório da polícia da capital norte-americana não descreve as circunstâncias do incidente nem identifica a vítima ou o acusado. O governo sul-coreano disse que sua embaixada está investigando o caso.

Park, que tomou posse em fevereiro, enfrentou uma forte oposição no seus primeiros meses no cargo sobre propostas de políticas e suas escolhas para postos importantes no governo. Muitas nomeações acabaram sendo canceladas, em meio a acusações de corrupção e outras queixas. As informações são da Associated Press.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Projeto social distribui agasalhos e sopão solidário neste domingo no Jardim Noroeste

Motorista de Fusion envolvido em acidente com morte de motociclista em Três Lagoas estava com CNH vencida

MPMS investiga armazenamento irregular de agrotóxicos em propriedade rural de MS

hospital regional

Com câncer raro, mulher espera por oncologista há cinco dias no Hospital Regional

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Jornalista da GloboNews presta homenagens a publicitário campo-grandense

Últimas Notícias

Cotidiano

Na busca por buldogues franceses, tutores oferecem recompensa de R$ 500 em Campo Grande

Animais de estimação desapareceram no dia 16 de julho, na região da Mata do Jacinto

Esportes

Fifa estuda acabar com rebotes de pênaltis e ampliar a atuação do VAR antes da Copa de 2026

Existe também um apoio crescente da cúpula da Fifa e do Ifab em ampliar o escopo de atuação do VAR

Mundo

Mais de 30 pessoas morrem em naufrágio de barco turístico no Vietnã

ã. Até agora, socorristas locais encontram 34 corpos e socorreram 11 pessoas com vida

Esportes

Operário vence Monte Azul, mas fica longe de classificação na Série D

Galo precisava de combinação de resultados para seguir na competição