Pular para o conteúdo
Geral

Coreia do Norte chama encontro entre Park e Obama de preparação de guerra

A Coreia do Norte alega que a cúpula entre os presidentes dos Estados Unidos e da Coreia do Sul é um prelúdio para a guerra contra Pyongyang. Um porta-voz do Comitê para a Reunificação Pacífica da Coreia chamou a visita da presidente sul-coreana Park Geun-hye a Washington esta semana de uma “desprezível viagem bajuladora para […]
Arquivo -

A Coreia do Norte alega que a cúpula entre os presidentes dos Estados Unidos e da Coreia do Sul é um prelúdio para a guerra contra Pyongyang. Um porta-voz do Comitê para a Reunificação Pacífica da Coreia chamou a visita da presidente sul-coreana Park Geun-hye a Washington esta semana de uma “desprezível viagem bajuladora para agradar ao seu senhor”.

O presidente Barack Obama e Park Geun-hye alertaram Pyongyang nesta terça-feira contra as provocações nucleares. A Coreia do Norte realizou seu terceiro teste nuclear em fevereiro e, desde então, emitiu uma série de ameaças de guerra. O porta-voz norte-coreano disse que Pyongyang está observando “com paciência” para ver se Park mudará o que o país considera uma posição hostil.

Park e Obama dizem que estão abertos ao diálogo se Pyongyang agir em direção ao desarmamento nuclear. Enquanto isso, o porta-aviões nuclear norte-americano USS Nimitz e outras três embarcações do país devem chegar na costa da cidade sul-coreana de Busan neste sábado, em uma demonstração do apoio aos aliados na região. Segundo Wee Yong-sub, vice-porta-voz do Ministério de Defesa da Coreia do Sul, o porta-aviões vai participar de uma série de exercícios navais, incluindo operações de busca e resgate.

Na semana passada a Coreia do Norte havia criticado esses exercícios nas águas do tenso Mar Amarelo. Pyongyang vê essas armas nucleares dos EUA na região como uma tentativa de derrubar seu governo. Hoje o Ministério de Relações Exteriores norte-coreano disse em comunicado que essas atividades geram “a maior ameaça nuclear que existe”, pedindo que Obama cancele esses “exercícios hostis”.

Na segunda-feira o principal enviado dos EUA para lidar com a questão da Coreia do Norte, Glyn Davies, viaja para Seul para se encontrar com altas autoridades sul-coreanas, antes de partir para a China e o Japão, em uma viagem de três dias.

Demissão

O escritório da presidente da Coreia do Sul informou nesta sexta-feira que demitiu seu principal porta-voz, Yoon Chang-jung, após um “infeliz incidente” durante a visita de Park Geun-hye a Washington. Sem dar mais detalhes, o governo disse que as ações dele mancharam a dignidade do país.

Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, Yoon Chang-jung, de 56 anos, teria sido acusado por uma mulher de agarrar suas nádegas sem permissão, em um hotel de Washington. Um relatório da polícia da capital norte-americana não descreve as circunstâncias do incidente nem identifica a vítima ou o acusado. O governo sul-coreano disse que sua embaixada está investigando o caso.

Park, que tomou posse em fevereiro, enfrentou uma forte oposição no seus primeiros meses no cargo sobre propostas de políticas e suas escolhas para postos importantes no governo. Muitas nomeações acabaram sendo canceladas, em meio a acusações de corrupção e outras queixas. As informações são da Associated Press.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acidente na BR-153 deixa cinco mortos

Após repercussão, familiares de paciente internado em estado grave procuram Santa Casa

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato fala em normalização do mercado em poucos dias

Quem é o prefeito suspeito de matar policial a tiros no Maranhão?

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

“Grupo está mais preocupado em defender seus interesses políticos”, diz Vander sobre suspensão de envio de carnes de MS aos EUA

Últimas Notícias

Transparência

TCE-MS determina que ex-prefeito devolva R$ 100 mil por contratar serviços sem licitação

Caso ocorreu em Bandeirantes, onde a população teve de votar de novo neste ano porque a eleição do ano passada foi suspensa por determinação da Justiça Eleitoral. O vencedor foi tido como inelegível pelo TSE

Transparência

Prefeitura de Bonito justifica processo seletivo sem cota por falta de lei municipal

Um inquérito civil foi instaurado para investigar a situação de um processo seletivo realizado em janeiro deste ano

Brasil

MG: menina de 12 anos descobre gravidez de quase um mês após ir ao UPA

Relação sexual com menores de 14 anos é crime, mesmo que tenha consentimento da vítima

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Suzano abre quatro vagas para atender operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

As inscrições devem ser feitas no site da empresa