No final de 2012, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) foi avaliada por uma comissão designada pelo Conselho Estadual de Educação de recredenciamento, um dos mais importantes processos de avaliação da Universidade. O resultado refletiu a qualidade da instituição, destacando entre outros pontos, a força dos recursos humanos e as potencialidades da Universidade. O conceito final obtido foi quatro, em uma escala que vai até cinco, além do recredenciamento institucional pelos próximos seis anos.
Para o pró-reitor de administração da UEMS, Jelly Nakagaki, diversos fatores contribuíram para a avaliação positiva do Conselho Estadual de Educação, tais como a inserção da Universidade em todas as regiões do Estado e a qualidade dos servidores. “A abertura do nosso primeiro doutorado também foi fundamental para que a UEMS alcançasse o êxito no recredenciamento”, avalia Nakagaki referindo-se ao doutorado em Recursos Naturais da UEMS, aprovado pela Capes em novembro de 2012.
O reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, comemorou o bom resultado e destacou que a Universidade continua em busca da excelência acadêmica. “O resultado do recredenciamento nos deixou muito contentes. É bom sabermos que estamos caminhando no rumo certo, mas temos consciência dos pontos que ainda precisamos avançar. Um deles seria o aumento no número de mestrados e doutorados”, disse o reitor.