Pular para o conteúdo
Geral

Congresso mantém vetos de Dilma em primeira sessão com voto aberto

O Congresso manteve todos os vetos da presidente Dilma Rousseff analisados nesta terça-feira, a primeira sessão do tipo a ser realizada após a promulgação da emenda à Constituição que retirou o sigilo dos votos de parlamentares em análises de cassação de mandato e de vetos presidenciais. A sessão foi marcada por questionamentos e alguns detalhes […]
Arquivo -

O Congresso manteve todos os vetos da presidente Dilma Rousseff analisados nesta terça-feira, a primeira sessão do tipo a ser realizada após a promulgação da emenda à Constituição que retirou o sigilo dos votos de parlamentares em análises de cassação de mandato e de vetos presidenciais.

A sessão foi marcada por questionamentos e alguns detalhes de procedimento da análise dos vetos podem ser alterados em reunião que será realizada entre líderes parlamentares e o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Antes da promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Voto Aberto, a votação de vetos era secreta, e realizada em cédulas de papel. O resultado era divulgado horas depois, uma vez que a apuração exigia a verificação das cédulas.

Com a aprovação da PEC, os votos passam a ser abertos e registrados no painel, com resultado imediato após o encerramento da votação. No caso dos dois primeiros vetos analisados nesta terça, referentes a medidas provisórias, os deputados foram os primeiros a opinar.

Como não houve votos suficientes para derrubar os vetos, nem foi necessário que senadores se manifestassem, uma vez que a Constituição exige a maioria absoluta das duas Casas para rejeitá-los.

Entre os vetos mantidos estava o dado ao projeto do Senado que obrigava os fabricantes a incluirem a eficiência e o consumo energéticos entre as informações necessárias na apresentação de produtos.

Neste caso, como a proposta vetada teve origem no Senado, foram os senadores os primeiros a se manifestarem. Sem o mínimo necessário para derrubar o veto, os deputados não precisaram votar.

A votação do primeiro item, que tratava da Medida Provisória (MP) do programa Mais Médicos, foi questionada por parlamentares do PSDB, sob o argumento de que o resultado foi proclamado pelo deputado Sibá Machado (PT-AC), que não é integrante da Mesa Diretora do Congresso.

Os parlamentares mantiveram o veto presidencial a dispositivo da MP do Mais Médicos que proibia médicos estrangeiros de exercer a profissão fora do programa.

Também confirmaram os vetos a dispositivo de uma outra MP que permitiam à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) contratar armazéns para estoques privados, e ainda o veto a artigo que concedia subvenção econômica a produtores de cana-de açúcar do referentes à safra 2011/2012.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

UE planeja propor suspensão de parte de laços comerciais com Israel

Governo de MS paga R$ 3,9 milhões em ração para cavalos da PM

Enganados a vida toda? Maquiadora viraliza ao descobrir segredo dos bolos de pacote em MS

Câmara de Dourados aprova lei para endurecer punição contra abandono de animais

Notícias mais lidas agora

Advogados acusam JBS de coação e dizem que MPMS foi omisso por mau cheiro no Nova Campo Grande

‘Recebeu propina’, rebate promotora sobre servidor condenado por corrupção em Sidrolândia

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Construção do Fórum da Mulher em Campo Grande vai custar R$ 10,8 milhões

Últimas Notícias

Trânsito

Vai viajar? BR-163 tem 29 trechos interditados nesta terça-feira em Mato Grosso do Sul

Conforme a Motiva Pantanal, concessionária responsável pela via, são seis pontos de desvio e 23 em sistema pare-e-siga

Transparência

Agesul reabre licitação para reforma do prédio da SES-MS

Abertura da licitação será na quarta-feira, dia 17, às 9h30

Cotidiano

Instabilidade em sistema do Detran-MS atrasa resultados de provas da CNH

Detran-MS informou que sistema está atualizando os resultados e normalizando o sistema

Le Blog Maria Antonia

Morre ator Robert Redford, um dos maiores ícones de Hollywood, aos 89 anos

Uma estrela se apaga, mas a luz continua sua viagem!