Pular para o conteúdo
Geral

Confiança do pequeno empresário para o 3.º tri cai 5,6%

O Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN) apurado pelo Insper em parceria com o Banco Santander para o terceiro trimestre de 2013 caiu 5,6% na comparação com as expectativas para o segundo trimestre do ano (71 pontos contra 75,2 pontos). Assim, o levantamento divulgado nesta terça-feira sinaliza que […]
Arquivo -

O Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN) apurado pelo Insper em parceria com o Banco Santander para o terceiro trimestre de 2013 caiu 5,6% na comparação com as expectativas para o segundo trimestre do ano (71 pontos contra 75,2 pontos). Assim, o levantamento divulgado nesta terça-feira sinaliza que os empresários se encontram menos otimistas em relação à economia brasileira do que no período imediatamente anterior.

O resultado também é inferior ao registrado no terceiro trimestre de 2012 (74,1 pontos) e um pouco menor que no mesmo período de 2011 (72,3 pontos). De acordo com o professor e pesquisador do Insper José Luiz Rossi, o IC-PMN mostra que os pequenos e médios empresários possuem uma perspectiva menos positiva sobre a evolução da economia no curto prazo. “O aumento da incerteza, associada à subida da inflação, são, provavelmente os fatores que provocaram este declínio”, afirma.

As seis questões da pesquisa mostram redução na confiança: economia; ramo de atividade; faturamento; lucro; empregados, e investimento. A queda mais acentuada foi em relação à confiança no crescimento econômico do País. Neste quesito, o indicador caiu de 73,4 pontos no segundo trimestre para 66,2 no terceiro trimestre.

Por ramo de atividade, a maior queda na confiança foi verificada entre os empresários do comércio, cujo índice atingiu 70,7 pontos ante 75,7 no trimestre anterior. O setor de serviços atingiu 71,2 pontos ante 74,5; e o setor industrial alcançou 71 8 pontos ante 75. A diminuição na confiança se mostrou difundida entre as diferentes regiões do País – todas apresentaram declínio, em especial Sul e Centro-Oeste, com resultados pontuados em 69,1 pontos e 70,1 pontos, respectivamente. A Região Sudeste registrou 71,9 pontos e a mais otimista foi a Norte, com 72 pontos. Os dados foram coletados entre os dias 4 e 7 e foram ouvidos 1.297 empresários.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corinthians x Palmeiras: saiba onde assistir ao clássico desta quarta-feira em Campo Grande

Donald Trump exclui de tarifaço terceiro produto mais vendido por MS aos EUA

Campo Grande sedia curso internacional para formação de instrutores do Proerd

Motociclista é socorrido com traumatismo craniano após colisão com carro em Amambai

Notícias mais lidas agora

Trump assina decreto e confirma tarifa de 50% ao Brasil; veja como medida afeta Mato Grosso do Sul

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Shopping Norte e Sul inicia emissões de identidade em novo posto de atendimento

Últimas Notícias

Brasil

Rio segue com alerta de ressaca do mar até o fim da quinta-feira

Ondas podem chegar até 3,5 metros

Cotidiano

Acampada na Av. Duque de Caxias, família venezuelana tenta arrecadar dinheiro para retornar ao Peru

Recentemente, decidiram desembarcar em terras brasileiras, mas as oportunidades não surgiram como esperado

Política

‘Churrascão Magnitsky’: bolsonaristas marcam adesivaço para comemorar sanções contra Alexandre de Moraes

Presidente Donald Trump impôs a Lei Magnitsky contra o ministro do STF, que prevê sanções como proibição de entrar no país

Brasil

Veja a íntegra do decreto de Trump sobre tarifas de 50% ao Brasil

Tarifas devem começar a valer no próximo dia 6 de agosto