A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou esta semana duas operações de troca de arroz. Essa ação consiste na venda do grão em casca, a granel, e na compra simultânea do produto beneficiado, polido, ensacado e armazenado em containeres. As operações ocorreram por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab (SEC), em Brasília. A primeira aconteceu no dia 14, com 1.094 t do grão. No dia seguinte, outras 524 t foram comercializadas.

O objetivo foi acelerar o atendimento que a Companhia presta à Ajuda Humanitária Internacional, uma vez que ela vende o produto em casca e compra a mesma quantidade do grão, já pronto para ser doado. As operações foram conduzidas pela Superintendência da Conab no Rio Grande do Sul e o produto beneficiado segue agora para o porto do Rio Grande, de onde seguirá para os países em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidos pelo programa. O primeiro lote (1.094 t) seguirá para a Nicarágua. Já o segundo (524 t) será entregue ao Congo.

A Conab atua diretamente na aquisição dos alimentos, armazenagem e participa na logística de distribuição. Entre os países comumente atendidos estão os localizados na América do Sul, Central, Caribe e na África. Essa assistência é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Para participar do leilão é necessário estar devidamente cadastrado na Bolsa por meio da qual pretendam realizar a operação e possuir cadastro em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf). Os participantes precisam também estar em situação fiscal regular junto ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), entre outras exigências.