Pular para o conteúdo
Geral

Comunidade cenográfica auxilia no treinamento do Core

A Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), tropa de elite da Polícia Civil, inaugurou hoje (2) uma comunidade cenográfica de aproximadamente 750 metros quadrados para auxiliar no treinamento dos agentes. O local tem becos e vielas, além de casas de alvenaria e lajes. O objetivo é aumentar a realidade de operações e preparar os policiais para […]
Arquivo -

A Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), tropa de elite da Polícia Civil, inaugurou hoje (2) uma comunidade cenográfica de aproximadamente 750 metros quadrados para auxiliar no treinamento dos agentes. O local tem becos e vielas, além de casas de alvenaria e lajes. O objetivo é aumentar a realidade de operações e preparar os policiais para vários tipos de ocorrências em favelas.

Segundo a assessoria da Core, policiais já utilizam o local, que fica na comunidade do Jacarezinho, zona norte da capital fluminense. Antes da inauguração da comunidade cenográfica, o treinamento dos agentes da Core era feito em áreas pacificadas e no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio.

Os agentes da Core vão treinar em condições muito parecidas com as encontradas em comunidades, como ruas estreitas com obstáculos e terrenos acidentados. Algumas vielas foram inspiradas em áreas da Rocinha, do Turano e do Jacaré. “São espaços idênticos aos existentes em comunidades reais e que, sabidamente, oferecem dificuldade para os policiais. É uma forma de melhorar a qualificação dos agentes da Core para evitar erros”, disse o chefe de Recursos Especiais da Core, Júlio Gonçalves.

Câmeras vão gravar os treinamentos para avaliar os treinamentos. “As imagens capturadas pelas câmeras serão analisadas e todas as falhas serão apontadas e corrigidas”, disse o chefe do setor de Logística Especializada e Projetos da Core, Wagner Franco. A prática das ações na comunidade cenográfica ocorrerão de dia e à noite e os policiais vão utilizar todo o aparato que costumam usar em ações reais, como coletes, armamentos e uniforme.

O novo espaço faz parte da Cidade da Polícia, que foi criada para abrigar 14 delegacias especializadas e órgãos de investigação. O projeto investiu cerca de R$170 milhões na construção da cidade e está equipando os imóveis com o que há de mais moderno no mercado. A inauguração da área está prevista para o segundo semestre deste ano.

Um estande e uma casa de tiros com 11 salas também estão sendo construídos e vão permitir que 1.200 policiais participem do aperfeiçoamento da pontaria. As salas também servirão para treinamento de simulações de prática de resgate de sequestrados, de ações de ataque e de operações contra o crime organizado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump chama apoiadores de ‘fracos’ por acreditarem em caso Epstein

Precisa de atendimento? Confira onde tem médico nesta quinta-feira em Campo Grande

De publicitário a pedreiro, Funsat anuncia 1.980 vagas de emprego nesta quinta-feira

Morador de MS, irmão da estudante trans desaparecida em SP fala sobre a dor de não viver o luto

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Fê Paes Leme detalha fim da amizade com Gio Ewbank e Gagliasso: ‘Sofri’

Últimas Notícias

Famosos

Lucas Lucco e o pai são indiciados por suposto estelionato; saiba detalhes

Luccas Lucco e Paulo Roberto de Oliveira foram indiciados pela Polícia Civil de Goiânia por uma suposta frauda milionária envolvendo carros de luxo

Brasil

Câmara aprova projeto que flexibiliza licenciamento ambiental

Matéria já havia sido aprovada pelo Senado e foi encaminhada para sanção presidencial

Polícia

Homem é abandonado em hospital após ser esfaqueado por amigo durante briga em MS

Homem foi esfaqueado duas vezes

Brasil

Lula lidera todos os cenários para 2026, diz pesquisa Genial/Quaest

Petista aparece seis pontos percentuais à frente de Bolsonaro nas intenções de votos