Pular para o conteúdo
Geral

Comportamento dos preços dos alimentos dita perda de ritmo da inflação

O comportamento dos preços dos alimentos está ditando a perda de ritmo da inflação. A primeira prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) em maio desacelerou para 0,03%, após avanço de 0,42% em igual período do mês anterior. No atacado, o quadro chega à deflação, de 0,17%. A principal influência para o resultado […]
Arquivo -

O comportamento dos preços dos alimentos está ditando a perda de ritmo da inflação. A primeira prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) em maio desacelerou para 0,03%, após avanço de 0,42% em igual período do mês anterior. No atacado, o quadro chega à deflação, de 0,17%.

A principal influência para o resultado partiu da queda dos preços dos produtos agropecuários, de 2,23%. Ficaram mais baratos, por exemplo, o milho (-5,35%), as aves (-7,93%) e o trigo (-2,13%), destaques de queda de preço no produtor. Como consequência, as rações (-5,99%), que utilizam grãos como insumo, lideram as quedas entre os bens intermediários. No grupo de bens finais, sobressaiu a variação de preços das aves abatidas e frigorificadas (-2,09%), carnes suínas (-7,72%), açúcar refinado (-3,71%) e tomate (-28,04%).

A queda de preços dos alimentos no atacado, entretanto, não é generalizada. Os processados continuam acelerando, tendo passado de 0,10%, na primeira prévia de abril, para 0,70%, em maio. Nesse caso, o principal responsável foi o leite e seus derivados A inflação do leite industrializado passou de 1,66% para 7,16% e o creme de leite ficou 3,37% mais caro. Os preços seguem a tendência de alta nesse período de entressafra, que deve durar até junho.

Ainda assim, a expectativa para o atacado é de continuidade do processo de desaceleração até o fim do mês. “A tendência das commodities é cair um pouco menos, o que já provoca aceleração do indicador. Em compensação, os in natura devem continuar a recuar. É uma queda de braço”, disse o economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) André Braz.

Deflações no atacado, que vinham aparecendo em indicadores passados, já têm reflexo no varejo. Para o consumidor final, a inflação dos alimentos passou de 0,84% para 0,07%, influenciada pelos in natura (de 7,18% para -6,61%). Mesmo o tomate, até então identificado como o principal motivo da alta da inflação nos meses passados, está com o preço em queda, tendo registrado taxa de -22,86% em maio, após avançar 9,53% em abril.

Apesar da contribuição dos alimentos para conter os indicadores de preço, “o mercado ainda está bastante pessimista, achando que a taxa em 12 meses está muito próxima do teto da meta”, avaliou o economista-chefe da corretora Gradual Investimentos, André Perfeito.

Pela primeira prévia do IGP-M em maio, a inflação no varejo em 12 meses está em 5,94%. No ano, alta acumulada é de 2,94%.

O economista aposta na revisão da taxa básica de juros pelo Banco Central em 0,25 ponto porcentual. Mas, em sua opinião, esse não poderá ser o principal instrumento de contenção dos preços neste ano. Em vez da Selic, a melhor alternativa seria reduzir os juros por outros canais, como por meio do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, segundo Perfeito. “O governo teria que utilizar medidas macroprudenciais mais ativas”, afirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Autor de feminicídio deixou ‘carta’ antes de matar professora

Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet

Polícia apreende armas e pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Agência deverá pagar R$ 10 mil a cliente por falha em cancelamento e agendamento de voo

Últimas Notícias

Brasil

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Ministra entende como muitas mulheres se sentem culpadas na hipótese de denunciar

Polícia

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete

Na caminhonete foram localizados e apreendidos 1.824,6 kg de maconha

Brasil

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas

Esportes

Flamengo tem estreias, mas perde no Maracanã e vê Atlético-MG abrir vantagem na Copa do Brasil

Flamengo precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na Arena MRV