Pular para o conteúdo
Geral

Comidas saudáveis abusam dos temperos para atingir paladares diferentes

É comum ouvirmos que salada não tem gosto de nada, que comida mais saudável é sem graça e por aí vai. O que não faltam são reclamações sem sequer a pessoa ter provado um alimento com mais qualidade. Dona de uma lancheria que busca oferecer um alimento com qualidade e muito sabor, Márcia Chiad conta […]
Arquivo -

É comum ouvirmos que salada não tem gosto de nada, que comida mais saudável é sem graça e por aí vai. O que não faltam são reclamações sem sequer a pessoa ter provado um alimento com mais qualidade.

Dona de uma lancheria que busca oferecer um alimento com qualidade e muito sabor, Márcia Chiad conta que ao contrário do que dizem por aí os alimentos mais saudáveis, feitos com produtos naturais, de preferência orgânicos, e frescos, são muito mais saborosos. O que, inclusive, é o diferencial de seu empreendimento.

No local, onde também são servidos almoços, tudo é fresquinho, direto da horta. Os sucos, ela conta que tem dificuldade em encontrar todas as frutas orgânicas, mas o que tem disponível opta pelo produto sem agrotóxicos ou qualquer tipo de química.

“Tudo que fazemos procuramos o alimento com mais qualidade, com mais sabor. O que não produzimos no viveiro, buscamos fornecedores. Só no caso das frutas que ainda tenho dificuldade. Mas, as ervas são todas fresquinhas, colhidas na hora, as folhas são orgânicas e os legumes, em sua maioria, também”, diz.

O diferencial, revela, pode até não agradar de primeiro, mas assim que a pessoa aceita experimentar se surpreende. “Muita gente chega de cara feia. Geralmente, os maridos que vem acompanhar a mulher. Ai pede alguma coisa e quando experimenta diz que não imaginava que poderia ser tão gostoso”, conta.

A maioria, inclusive, volta. E acaba trazendo outros clientes para provar as delícias saudáveis.

Serviço:

Rua Treze de Junho, 1592, Centro, .

Dicas para temperar os alimentos:

Hortelã: Seu aroma transmite frescor. É perfeita para dar sabor e enfeitar sobremesas e bebidas de verão. Em carnes de cordeiro, peixes, aves e sopas de legumes acrescenta um gostinho especial.

Cebolinha: Seus talos são muito usados em pratos com ovos como omeletes e preparações com batatas em geral. Fica uma delícia polvilhada no arroz. A erva ainda dá um sabor especial ao queijo minas e ricota para sanduíches e canapés. Serve também como ingrediente base para os molhos verde e tártaro.

Coentro: Combina com refogados, peixes, mariscos, camarão, sopas e saladas.

Estragão: Possui um sabor muito parecido com o do anis devido às propriedades refrescantes. Fica ótimo em pratos à base de ovos, no frango, em saladas e batata.

Cominho: Muito usada em preparações com carnes, aves, sopas, queijos, pães e molhos. Combina com couve, arroz e recheios de legumes.

Alecrim: Tanto o ramo quanto suas folhas podem ser adicionadas aos pratos. É um excelente tempero para carnes, como cordeiro, frango assado, vitela, porco, carne vermelha e peixes. Combina com preparações à base de batatas e molhos.

Louro: Muito versátil, combina com quase tudo. Suas folhas dão aroma ao feijão, caldos, molhos, batatas, cenouras, assados e refogados de carnes de porco, aves e peixes. Diferentemente de outros temperos, podem cozinhar por um tempo prolongado sem perder suas propriedades.

Manjericão: Muito presente na culinária italiana, mediterrânea e tailandesa. Combina perfeitamente com preparações que levam tomates como saladas, molhos, sopas e sanduíches. Legumes como abobrinha, berinjela, abóbora e batata também ganham um toque especial com a erva. Alho, azeite e limão são condimentos que formam uma parceria perfeita com o manjericão.

Salsão: Muito popular na culinária asiática fica ótimo em saladas e aves.

Salsinha: Uma das ervas mais versáteis da culinária, a salsinha combina com tudo (mesmo). Se for a única erva que você tem na geladeira, não hesite em adicionar ao prato que você estiver preparando.

Sálvia: Combina bem com carnes mais gordurosas como porco, pato, ganso e vitela. Harmoniza muito bem com aves leves como peru e frango (na canja fica uma delícia), carboidratos (pães, batatas, panquecas, polentas e massas) e queijos frescos.

Tomilho: De sabor acentuado é ideal para fugir da rotina. Combina com carnes de sabor forte. Dá um toque único em patês de carne e molhos que levam alcaparras, tomates, pimentão e anchovas.

Orégano: Vai muito além da pizza! Dá um sabor especial a massas, molhos, vegetais assados, saladas e sopas. Tem muita afinidade com ovos, berinjela, champignons, pimentões, batatas e queijos (ricota, queijo minas e mussarela). Ainda tempera carnes, peixes e aves refogados.

Erva doce: Dá um sabor inusitado ao salmão e recheio de massas, além de ser muito usada no preparo de sobremesas.

(Com informações do Blog Bololô)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
santa casa

Homem morre após ser atropelado enquanto estava caído no meio da rua no Zé Pereira

Comício de ator e político indiano deixa 31 pessoas mortas e mais de 50 feridos

Erro do INSS causa espera na calçada e tumulto durante mutirão de perícias médicas

Descubra quem são os músicos que animaram ‘Fala Povo’ ao vivo direto do Guanandi

Notícias mais lidas agora

consórcio petição

Petição pelo fim do contrato com Consórcio Guaicurus avança e passa das 6,4 mil assinaturas

Dentes são ‘minas’ de DNA para identificação em tragédias como a queda de avião no Pantanal

TJMS autoriza concurso do TCE-MS e mantém provas para outubro

Avião que transportava arquiteto chinês e cineastas bateu em árvores antes de cair no Pantanal

Últimas Notícias

Famosos

Após término com Léo Pereira, Karoline fala sobre esculacho

Influenciadora afirmou que jamais acordaria cedo em um sábado, mas o 'esculacho' fez bem para ela

Famosos

Priscilla Presley revela o que Elvis cogitou durante gravidez de Lisa Marie: ‘ele temia’

Relato integra novo livro de memórias

Cotidiano

Alerta de emergência atrasa, deixa população na dúvida e chega quase às 15h em MS

O toque de alerta durou apenas segundos

Cotidiano

Endividado? Confira estratégias para fechar 2025 no azul e recuperar o controle financeiro

Até o Instagram pode ser causador de dívidas; o caminho para sair envolve diagnóstico financeiro, renegociação e novas fontes de renda