Comandante rebelde sírio é assassinado pela Al-Qaeda
Homens armados ligados à Al-Qaeda mataram o comandante do Exército Livre Sírio, Kamal Hamami, no noroeste sírio, informaram um grupo ativista e uma porta-voz da oposição nesta sexta-feira. A ação indica um aumento das tensões e das lutas internas entre grupos que combatem o regime do presidente Bashar Assad. O Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Homens armados ligados à Al-Qaeda mataram o comandante do Exército Livre Sírio, Kamal Hamami, no noroeste sírio, informaram um grupo ativista e uma porta-voz da oposição nesta sexta-feira. A ação indica um aumento das tensões e das lutas internas entre grupos que combatem o regime do presidente Bashar Assad.
O Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, grupo sediado em Londres, disse que membros do Estado Islâmico do Iraque e do Levante – grupo resultante da fusão de braços da Al-Qaeda no Iraque e na Síria – são responsáveis pelo ataque a Hamami.
O incidente ocorre no momento em que o principal bloco opositor da Síria reclama que “elementos no Congresso norte-americano” obstruem os esforços do governo Obama para reforçar o apoio aos rebeldes que lutam para derrubar Assad.
O Observatório informou que Hamami foi morto a tiros depois de os militantes tentarem remover um posto de verificação que ele estabeleceu na montanha de Jabal al-Akrad, na província costeira de Latakia. Segundo o grupo, dois dos homens do comandante ficaram seriamente feridos.
Confrontos ocasionais entre grupos rebeldes e militantes islâmicos já aconteceram em áreas tomadas pelos rebeldes, especialmente no norte, onde a oposição controla uma grande parcela do território.
Também tem havido lutas internas entre grupos curdos e árabes pelo controle do território tomado do governo ao longo da fronteira com a Turquia no último ano, mas esses confrontos diminuíram após um acordo de cessar-fogo no início deste ano.
A morte de Hamami vai salientar a profunda luta pelo poder entre grupos moderados e extremistas que participam da guerra civil síria.
A porta-voz da Coalizão Nacional Síria, Sarah Karkour, disse que o Exército Livre Sírio confirmou a morte de Hamami “pelas mãos do Estado Islâmico do Iraque e do Levante”, mas não divulgou detalhes.
A Coalizão Nacional Síria é um braço do Exército Livre Sírio, que reúne vários grupos rebeldes. O Exército Livre Sírio se reagrupou em dezembro sob um comando rebelde unificado chamado Conselho Militar Supremo, após promessas de recebimento de mais ajuda militar assim que o grupo estivesse estabelecido.
O conselho, que tem apoio do Ocidente, é liderado pelo general Salim Idriss, que desertou do Exército Sírio, e por um grupo de 30 oficiais graduados. Idriss passou 35 anos no Exército sírio e é visto como um moderado secular.
Notícias mais lidas agora
- ‘Pode bater’: Promotora mostra conversas em que Stephanie ria ao mandar Christian agredir Sophia
- Morte de Sophia fica em 2º plano e defesa tenta justificar omissão de mãe citando violência doméstica
- Estelionatário do Amor: Falso pecuarista aplica golpe em mulher prometendo presente de R$ 300 mil
- Cabelo ‘na régua’ e camiseta polêmica: advogado explica look de padrasto de Sophia para julgamento
Últimas Notícias
Homem joga álcool na esposa e ameaça colocar fogo após discussão em Dourados
Marido ainda continuou agressão e chegou a utilizar uma faca
Semana encerra com 2.168 vagas de emprego na Funsat de Campo Grande
As vagas abrangem diferentes áreas e níveis de escolaridade
Novo plano para combater câncer de colo tem foco em rastreio e vacina
Doença é a quarta maior causa de morte no país
Thiago Nigro promete aposentar filho com Maira Cardi antes dos 18 anos
Thiago Nigro e Maira Cardi decidiram focar na aposentadoria do futuro filho – a ideia é que ele seja milionário antes de completar 18 anos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.