Com três filhos doentes, dona Helena encontra nas palavras a força de viver

A fala baixa e o jeito tranquilo de Dona Helena, 63 anos, não revelam a vida difícil que a mulher, que há 13 anos é viúva, leva para cuidar de três filhos doentes. Ela conta que a filha, já com 32 anos, foi diagnosticada com deficiência mental aos 12. Desde então requer cuidado especial para […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A fala baixa e o jeito tranquilo de Dona Helena, 63 anos, não revelam a vida difícil que a mulher, que há 13 anos é viúva, leva para cuidar de três filhos doentes. Ela conta que a filha, já com 32 anos, foi diagnosticada com deficiência mental aos 12. Desde então requer cuidado especial para todas as tarefas. Outros dois filhos têm depressão e também precisam da atenção dela o tempo todo.

Apesar dessas dificuldades, dona Helena não reclama e nunca perdeu a esperança de se tornar compositora. O sonho continua latente no coração. Ela revela que já gravou CD, as músicas, claro, todas escritas por elas. Mas, como a grana é curta tudo é feito aos poucos. O cd foi gravado há alguns meses e só agora está fazendo a arte da capa. “Falta patrocínio”, explica.

E quem pensa que isso a entristece se engana. Suas músicas são recheadas de história de amor e dos tempos de menina na roça. “Gosto de falar da natureza, das criações, das coisas do campo”, diz timidamente.

Como boa dona de casa e mãe, também gosta de contar coisas do dia-a-dia. Sertanejo, romântico e outros estilos compõem o repertório que já ultrapassa mais de 100 canções. Algumas, inclusive, já estão registradas, revela. Para escrever não há um processo específico. “Algumas músicas vêm assim de vez na cabeça. Outras vou completando”, finaliza.

*Os filhos de Dona helena preferiram não sair na fotografia, por isso mostramos dona Helena do jeito que ela mais gosta, apreciando a natureza e escrevendo as canções.

Trecho de uma de suas músicas

O mundo está mudado                                                                                                                 

O errado está certo                                                                                                                      

O certo está errado.                                                                                                                  

Está virado do avesso                                                                                                                   

As crianças, os adolescentes                                                                                                    

Estão pagando o preço                                                                                                                

As famílias estão perdendo o amor                                                                                               

O casamento não tem mais valor

Conteúdos relacionados