Lewis Hamilton reviveu algumas de suas melhores lembranças neste sábado ao conquistar sua primeira pole position no Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1 desde 2007, ano em que ele estreou na categoria.

O campeão de 2008 afirmou que sua certeira volta de classificação, quase meio segundo mais rápida que a do segundo colocado, o companheiro de Mercedes Nico Rosberg, conferiu a ele ares de nostalgia.

“Foi a melhor volta que pude oferecer, próxima à perfeição”, afirmou.

“Me sinto exatamente como em 2007. Só de ver o público ensandecido aqui já foi fantástico. Foi uma volta dedicada a todos eles”, disse o piloto.

Hamilton começou a temporada cercado pela desconfiança geral após deixar a McLaren, mas garante que toda essa fase ficou para trás.

A McLaren não faz bom campeonato, ao passo que a Mercedes, nova equipe do piloto inglês, é a principal desafiante da escuderia atual campeã, a Red Bull, com cinco pole positions em oito corridas.

Hamilton conquistou duas dessas poles –ainda que, neste sábado, ele tenha lutado muito para ajustar o carro às condições dos pneus–, mas ainda espera pela primeira vitória com os novos patrões.

“Às vezes isso é como um touro mecânico. Você tenta domar, mas é muito difícil”, disse o inglês a respeito da Mercedes, um carro no qual ele ainda não se sente 100 por cento confortável.

“Mas quando você consegue, e tira uma volta como essa, é demais, me faz voltar a 2007. Eu não conseguia ouvir ninguém, porque o carro estava muito barulhento, mas havia o barulho ensurdecedor do público também.”

O público, com bandeiras e faixas de apoio, fez grande diferença, admitiu o piloto. Segundo ele, não havia muita concentração e preparo emocional para o treino de classificação, e sim vontade de retribuir ao imenso público de Silverstone e dar-lhes alguma alegria.