A estatal chinesa Shandong Shipping Corporation assinou um acordo de US$ 500 milhões com a mineradora Vale para operar quatro dos navios gigantes da companhia, de acordo com nota da agência oficial de notícias Xinhua.
A medida pode abrir o caminho para a Vale começar a entregar minério de ferro para a China por meio da sua crescente frota de navios Valemax, um desenvolvimento que as companhias navais chinesas se opõem, devido a preocupações relacionadas ao mercado de frete.
A Shandong Shipping assinou um acordo no qual a Vale deve entregar quatro navios de 400 mil toneladas para uma joint venture operada pela Shandong, disse Xinhua.
A Shandong Shipping não pode ser imediatamente encontrada para comentar.
A aprovação aos navios Valemax para entrar nos portos chineses poderia ajudar a Vale cortar os custos com transporte em um terço, tornando-a mais competitiva frente às rivais Rio Tinto e BHP Billiton, cujas minas estão mais perto da China.
O Ministério do Transporte da China barrou os meganavios nos portos no início de 2012, citando preocupações de segurança depois que o primeiro navio de 400 mil toneladas atracou no porto de Dalian, em dezembro de 2011.
Observadores da indústria disseram que o uso desses navios reduziria o custos da matéria-prima para siderúrgicas chinesas.
Onze portos na China têm capacidade para receber os Valemax, incluindo o porto onde a Shandong Shipping é sediada, de acordo com a Lloyd’s List.