Apenas uma falha técnica. Esta é a alegação da Secretaria Estadual de Educação para a adesivagem dos ônibus comprados com recursos federais.

Após ver as fotos dos veículos com adesivos do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul descaracterizando as marcas do programa “Caminho da Escola”, o Ministério da Educação enviou um ofício à SED (Secretaria Estadual de Educação) para que os adesivos fossem retirados. A assessoria de comunicação da SED tentou esclarecer a situação alegando que o problema foi apenas uma ‘falha técnica’.

Segundo a secretaria, os ônibus menores teriam chegado ao Estado sem os adesivos atrás. Por conta disso, eles teriam mandado fazer adesivos do governo estadual (inclusive os com as inscrições ‘Doados pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul) para colar nos ônibus. 

Quando chegaram os veículos maiores, já adesivados pelo MEC, a Secretaria informou que ‘os técnicos teriam errado e acreditaram que deveriam adesivar os ônibus maiores também’. Só não obtivemos informações sobre os 130 adesivos que, de acordo com a assessoria, estariam ‘sobrando’, já que os feitos seriam destinados apenas aos ônibus menores, que são 170.

A secretária de educação, Nilene Badeca, teria ligado ao Ministério da Educação pedindo desculpas pelo equívoco. “Ela ligou explicando que foi um erro e avisando que os adesivos já foram retirados dos veículos e que agora a situação está regular”, relatou o assessor.

Mas o Midiamax foi novamente à garagem da Agraer, na saída para Rochedo, e flagrou os veículos igualmente adesivados no início da noite desta quarta-feira (10).

Segundo a assessoria do Ministério, a propaganda foi coloca de maneira irregular, já que cobre completamente a informação de origem dos ônibus, que foram comprados com recursos federais.

Entretanto, o Governo do Estado está utilizando os vidros traseiros dos veículos para cobri-los com propaganda da administração de André Puccinelli, “Educação para o sucesso – Governo do Estado de Mato Grosso do Sul”.

Cerca de 100 dos 300 veículos enviados a Mato Grosso do Sul estão na garagem, muitos deles com adesivos do governo estadual e outros permanecem com a marca do programa do governo federal.

No local, há mesas e adesivos cortados, indicando que a adesivagem é feita no pátio. No Estado desde dezembro de 2012, os ônibus permanecem na garagem para a colagem, enquanto estudantes de todo o interior precisam dos veículos para chegar à escola.