CEDRS/MS realiza hoje reunião com representantes da agricultura familiar de todo o Estado

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul (CEDRS/MS), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), promove hoje (17) um encontro com as principais lideranças da agricultura familiar de todos os municípios do Estado. O evento começa às 8h30, no Centro de Convenções Rubens Gil de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul (CEDRS/MS), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), promove hoje (17) um encontro com as principais lideranças da agricultura familiar de todos os municípios do Estado. O evento começa às 8h30, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes e segue até à tarde.

Com o objetivo de divulgar as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul e fortalecer os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) a reunião será dividia em duas etapas. No período matutino os representantes realizarão a exposição de propostas e possibilidades de parcerias com as prefeituras e à tarde terão à disposição um atendimento individualizado para os representantes municipais, interessados em esclarecer dúvidas e aprofundar o diálogo com o CEDRS.

Atualmente em Mato Grosso do Sul, cerca de 70 mil famílias de agricultores familiares vivem nos 79 municípios. No Brasil, segundo o último censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar, quando comparada com as demais categorias de produtores rurais, cultiva uma área menor com lavouras, mas é a principal fornecedora de alimentos básicos para a população. Portanto, de grande importância social e econômica para o País.

Com o atual cenário, o CEDRS/MS constatou que apesar da existência de um conjunto de políticas públicas voltadas para agricultura familiar, estas nem sempre chegam aos agricultores. O encontro vai justamente suprir e contribuir para mudar a realidade dos agricultores familiares em MS, de forma que motivando, orientando as prefeituras e fortalecendo os CMDRS, o cenário possa mudar.

O evento é uma parceria do governo do Estado, através do CEDRS e da Seprotur com o Banco do Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Agraer, Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Superintendencia Federal de Agricultura (SFA/MS), Delegacia Federal de Agricultura (DFDA/MS), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)