Pular para o conteúdo
Geral

Caso de tuberculose interdita cadeia pública de Caarapó

A juíza Jeane de Souza Barbosa Ximenes Escobar, da Comarca de Caarapó, em substituição legal, determinou a imediata interdição administrativa da cadeira pública de Caarapó. A medida extrema se deu pela constatação de que um reeducando era portador de tuberculose e, segundo consta, outras 15 pessoas, sendo 13 reeducandos e dois estagiários já contraíram a […]
Arquivo -

A juíza Jeane de Souza Barbosa Ximenes Escobar, da Comarca de , em substituição legal, determinou a imediata interdição administrativa da cadeira pública de Caarapó. A medida extrema se deu pela constatação de que um reeducando era portador de tuberculose e, segundo consta, outras 15 pessoas, sendo 13 reeducandos e dois estagiários já contraíram a doença também. “A situação é alarmante e coloca em risco a salubridade da população”, apontou a juíza na decisão.

A tuberculose é uma doença altamente contagiosa, transmitida por pessoa com a infecção ativa, por meio de aerossóis no ar. Sendo assim, o risco de todos serem infectados é alto, atingindo inclusive os presos que estão em regime semiaberto e os servidores do fórum, da Defensoria Pública, do Ministério Público e da própria Delegacia.

“É de todo oportuno mencionar que os condenados do regime semiaberto comparecem diariamente na cadeia pública e bimestralmente no Fórum para assinar a lista de frequência, para logo após voltarem à sociedade, gerando risco de infecção”, destacou a juíza.

A decisão já foi comunicada ao Delegado da Delegacia de Polícia Civil e determina o prazo de 30 dias para cumprimento. A partir desta data, todos os que forem presos em flagrante, sejam encaminhados para outro estabelecimento, devendo a AGEPEN e a COVEP serem notificadas a tomarem providências. Fica determinada ainda a suspensão imediata de visitas aos presos até que seja realizada a transferência dos mesmos.

As medidas – Os presos, com urgência, devem ser transferidos para unidades penitenciárias estaduais, onde poderão ter tratamento médico adequado e isolamento. As audiências designadas na 1ª Vara de Caarapó, que tenham por objetivo ouvir pessoas que estejam presas ou policiais que tiveram contato com os infectados, deverão ser informados por oficio ao juízo da 2ª Vara e Juizado.

A Delegacia Civil fornecerá lista com os nomes de todos os condenados que cumprem pena no regime semiaberto, que serão intimados a não comparecer à Delegacia e ao Fórum (sem que isso lhes seja desfavorável ao cômputo da pena), até que a situação seja solucionada.

A Secretaria Municipal de Saúde, durante a visita dos agentes comunitários de saúde nas respectivas residências, providenciará exame nos condenados e em suas famílias, a fim de ser aferido se foram ou não infectados e, desta forma, viabilizar o tratamento pertinente.

Todos os servidores do Fórum, do Ministério Público e da Defensoria Pública, inclusive magistrados, promotores e defensor público, por intermédio da Secretaria de Saúde, em 24 horas, terão o fornecimento do resultado das radiografias que já foram realizadas.

O juiz titular da 1ª Vara de Caarapó, Waldir Peixoto Barbosa, expediu hoje (20), ofício comunicando a Secretaria de Justiça e Segurança Pública da Polícia Militar Comando Geral – Corregedoria da PM sobre a decisão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

bolsonaro

Bolsonaro diz que Pix é criação própria e se coloca para negociar com Trump

Estágio

IEL abre 284 vagas para estágio em Mato Grosso do Sul

BR-163

ANTT autoriza novo trecho e duplicação da BR-163 em Campo Grande será de 8,1 km

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

‘Vampetaço’: ensaio nu de Vampeta salvou cinema de quase 100 anos; entenda a origem do meme

Últimas Notícias

Cotidiano

Viu a Marcela? Família oferece R$ 200 de recompensa por cachorrinha que sumiu no Jardim Aeroporto

A cachorrinha pertence a uma criança de oito anos, que está profundamente abalada com o desaparecimento do animal

Política

Ao lado de Nelsinho e Tereza, Marcos Pontes e mais integram comissão aos EUA

Viagem foi definida como CTEUA (Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os EUA)

Cotidiano

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) anunciou que irá plantar 767 mil mudas em Anaurilândia e Bataguassu

Polícia

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Acusação vai pedir para que João responda por fraude processual por sumir com eletrônicos após matar e atear fogo na esposa e na filha