Pular para o conteúdo
Geral

Caso de tuberculose interdita cadeia pública de Caarapó

A juíza Jeane de Souza Barbosa Ximenes Escobar, da Comarca de Caarapó, em substituição legal, determinou a imediata interdição administrativa da cadeira pública de Caarapó. A medida extrema se deu pela constatação de que um reeducando era portador de tuberculose e, segundo consta, outras 15 pessoas, sendo 13 reeducandos e dois estagiários já contraíram a […]
Arquivo -

A juíza Jeane de Souza Barbosa Ximenes Escobar, da Comarca de , em substituição legal, determinou a imediata interdição administrativa da cadeira pública de Caarapó. A medida extrema se deu pela constatação de que um reeducando era portador de tuberculose e, segundo consta, outras 15 pessoas, sendo 13 reeducandos e dois estagiários já contraíram a doença também. “A situação é alarmante e coloca em risco a salubridade da população”, apontou a juíza na decisão.

A tuberculose é uma doença altamente contagiosa, transmitida por pessoa com a infecção ativa, por meio de aerossóis no ar. Sendo assim, o risco de todos serem infectados é alto, atingindo inclusive os presos que estão em regime semiaberto e os servidores do fórum, da Defensoria Pública, do Ministério Público e da própria Delegacia.

“É de todo oportuno mencionar que os condenados do regime semiaberto comparecem diariamente na cadeia pública e bimestralmente no Fórum para assinar a lista de frequência, para logo após voltarem à sociedade, gerando risco de infecção”, destacou a juíza.

A decisão já foi comunicada ao Delegado da Delegacia de Polícia Civil e determina o prazo de 30 dias para cumprimento. A partir desta data, todos os que forem presos em flagrante, sejam encaminhados para outro estabelecimento, devendo a AGEPEN e a COVEP serem notificadas a tomarem providências. Fica determinada ainda a suspensão imediata de visitas aos presos até que seja realizada a transferência dos mesmos.

As medidas – Os presos, com urgência, devem ser transferidos para unidades penitenciárias estaduais, onde poderão ter tratamento médico adequado e isolamento. As audiências designadas na 1ª Vara de Caarapó, que tenham por objetivo ouvir pessoas que estejam presas ou policiais que tiveram contato com os infectados, deverão ser informados por oficio ao juízo da 2ª Vara e Juizado.

A Delegacia Civil fornecerá lista com os nomes de todos os condenados que cumprem pena no regime semiaberto, que serão intimados a não comparecer à Delegacia e ao Fórum (sem que isso lhes seja desfavorável ao cômputo da pena), até que a situação seja solucionada.

A Secretaria Municipal de Saúde, durante a visita dos agentes comunitários de saúde nas respectivas residências, providenciará exame nos condenados e em suas famílias, a fim de ser aferido se foram ou não infectados e, desta forma, viabilizar o tratamento pertinente.

Todos os servidores do Fórum, do Ministério Público e da Defensoria Pública, inclusive magistrados, promotores e defensor público, por intermédio da Secretaria de Saúde, em 24 horas, terão o fornecimento do resultado das radiografias que já foram realizadas.

O juiz titular da 1ª Vara de Caarapó, Waldir Peixoto Barbosa, expediu hoje (20), ofício comunicando a Secretaria de Justiça e Segurança Pública da Polícia Militar Comando Geral – Corregedoria da PM sobre a decisão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
chuva

Calorão dá trégua em Campo Grande e chuva quebra duas semanas de estiagem

Documento antecipa com precisão passos de suposta orcrim contra desafetos em MS (Ilustração, Gemini)

Lista de desafetos ‘antecipa’ alvos de órgãos públicos em MS

Vice-presidente, desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho se aposenta do TJMS

peixe bioparque pantanal foi parar no hospital e realizou tomografia 2

Entenda por que peixe do Bioparque Pantanal foi parar no hospital e realizou tomografia

Notícias mais lidas agora

Advogados acusam JBS de coação e dizem que MPMS foi omisso por mau cheiro no Nova Campo Grande

‘Recebeu propina’, rebate promotora sobre servidor condenado por corrupção em Sidrolândia

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

DOF intercepta carga de celulares contrabandeados e prende homem em Ponta Porã

Últimas Notícias

Transparência

Construção do Fórum da Mulher em Campo Grande vai custar R$ 10,8 milhões

Prédio vai abrigar seis varas para mulheres, crianças, adolescentes e idosos vítimas de violência

Polícia

Traficante é preso com 300 quilos de maconha durante em operação em Campo Grande

Operação deflagrada pela Denarc de Goiás cumpre 61 mandados ao todo em MS e outros três estados

Variedades

Ao vivo, apresentador do SBT se desespera com briga durante entrevista: ‘Chama a polícia’

Duas influenciadoras caíram no tapa durante uma entrevista ao vivo que deixou o apresentador Marcelo Castro em choque

Esportes

Onde assistir: Champions League inicia fase de liga nesta terça-feira

Maior campeão europeu, Real Madrid, estreia contra equipe francês