Campanha publicitária para a Copa 2014 traz Brasil como a Pátria de Chuteiras

Vídeo e peças publicitárias começaram a ser veiculados neste domingo (26). Conceito foi inspirado em expressão criada pelo escritor brasileiro Nelson Rodrigues

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Vídeo e peças publicitárias começaram a ser veiculados neste domingo (26). Conceito foi inspirado em expressão criada pelo escritor brasileiro Nelson Rodrigues

Baseada no conceito “Brasil 2014. A Pátria de Chuteiras”, foi lançada neste domingo (26), campanha publicitária para incentivar os brasileiros no envolvimento com o mundial de futebol. A campanha tem inserções em canais de televisão, jornais, revistas, internet, mídia exterior e cinema que vão até 30 de junho, data da final da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2014.

A frase que inspirou a campanha é do escritor, dramaturgo e jornalista brasileiro Nelson Rodrigues e aparece em várias de suas obras sobre futebol, dentre elas, as coletâneas de crônicas “A Pátria em Chuteiras” e “À sombra das chuteiras imortais”. A intenção ao utilizar as palavras do escritor é a de sintetizar a paixão do povo brasileiro pelo futebol: quando a seleção brasileira entra em campo, o País inteiro joga junto.

Conceito

O selo publicitário “Brasil 2014. A Pátria de Chuteiras” nasceu da união de dois elementos que caracterizam o País: as cores – verde e amarelo – e o futebol. O signo criado para identificar peças de comunicação do governo federal traz pessoas praticando o esporte que tem o Brasil como referência mundial.v Além do conceito, a identificação institucional da campanha é composta também por selo e trilha sonora, que tem por base a melodia da música “Na cadência do samba – Que bonito é”, de Luiz Bandeira. Esses três elementos serão aplicados em ações de comunicação institucional do Governo Federal, dando unicidade na divulgação das ações.

Uso do selo

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) criou selo específico para aplicação em peças publicitárias e materiais de divulgação institucional relativos à campanha “Pátria de Chuteiras”, desenvolvidas pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Comunicação do Poder Executivo Federal (SICOM).

O selo publicitário cumpre o propósito de ressaltar simbolicamente a autoestima dos brasileiros, destacando nossa capacidade de realização e promovendo sentimentos de união, celebração e confiança nos rumos tomados pelo País.

Esse conjunto de elementos deve ser aplicado no contexto da peça, reservando-se os espaços destinados às assinaturas para as marcas institucionais.

O manual, disponível aqui, orienta para as principais aplicações. Os casos em que a utilização do selo seja impossível deverão ser submetidos à análise e manifestação prévia da Secom.

Copa das Confederações

A primeira edição da Copa das Confederações não tinha o formato atual. Com apenas quatro equipes, o torneio foi realizado na Arábia Saudita em 1992, sob o nome de Copa Rei Fahd. A Arábia ainda sediaria as edições de 1995 e 1997. Somente em 1999 a Copa das Confederações foi disputada em outro país, no México.

As edições seguintes passaram a ser disputadas um ano antes da Copa do Mundo, sempre no país que receberia o Mundial. Foi assim em 2001 no Japão e na Coreia do Sul, em 2005 na Alemanha e em 2009 na África do Sul. A exceção foi 2003, quando houve uma edição na França. O Brasil é o maior vencedor, com três títulos (1997, 2005 e 2009), seguido pela França (2003 e 2001). Argentina (1992), Dinamarca (1995) e México (1999) têm um título cada.

Em 2013, o torneio que irá acontecer no Brasil, reúne seleções que ostentam 12 títulos mundiais. São cinco do Brasil, quatro da Itália, dois do Uruguai e um da Espanha. Somam-se a eles o México, Nigéria, Japão e Taiti.

Copa do Mundo da FIFA 2014

A Copa do Mundo da FIFA é um dos maiores eventos esportivos do planeta. A disputa quadrienal entre as melhores seleções do mundo mobiliza bilhões de pessoas de todos os quadrantes, de todas as culturas. Inflama paixões e, ao mesmo tempo, reduz diferenças, já que os povos dos mais distintos países, durante os 90 minutos de uma partida, criam um laço comum ao compartilhar a mesma emoção, ao mesmo tempo. É um acontecimento raro, sem similar, e por isso digno de reconhecimento universal.

Em 2014, o Brasil será novamente a sede do torneio. A vigésima Copa do Mundo da FIFA ocorrerá 64 anos depois da edição em que a seleção nacional se sagrou vice-campeã mundial em pleno Maracanã. Desde que houve a definição do país sede, em 20 de outubro de 2007, iniciou-se um abrangente esforço nacional. Não se trata simplesmente de cumprir as exigências da organização e fazer um bom papel aos olhos do mundo. Desde maio de 2009, quando houve a ratificação das 12 cidades-sede, um trabalho de planejamento e execução de empreendimentos estratégicos desencadeou um processo de desenvolvimento que transcende qualquer parâmetro esportivo.

Conteúdos relacionados