Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 17 em todo MS
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul prorrogou para a próxima sexta-feira (17) o término da Campanha de Vacinação Contra Gripe em todos os municípios do Estado. De acordo com SES, como os municípios não atingiram a meta de 80% do público-alvo, o prazo foi estendido, possibilitando que um número […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul prorrogou para a próxima sexta-feira (17) o término da Campanha de Vacinação Contra Gripe em todos os municípios do Estado. De acordo com SES, como os municípios não atingiram a meta de 80% do público-alvo, o prazo foi estendido, possibilitando que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença.
Para a diretora de Vigilância em Saúde da SES, Bernadete Lewandowski, é importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo se dirijam até os postos para que após a prorrogação da Campanha não corram risco de não encontrar vacinas e até mesmo para a eficiência do medicamento.
“É importante que as pessoas se conscientizem e busquem as vacinas nos postos de saúde em seus municípios. Com a chegada do período de temperaturas baixas, período de maior circulação do vírus, é necessário que a população-alvo esteja em sua maioria imunizada, já que a vacina começa a agir no organismo após 15 dias da aplicação. Com esta nova prorrogação, é necessário que as pessoas garantam a sua vacina para não correr risco de não encontrá-las mais nos postos após o término de mobilização”, afirmou a diretora.
A vacina está sendo oferecida gratuitamente nos postos de saúde do Estado. O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por infecções do vírus da gripe. Fazem parte do público-alvo, gestantes; pessoas com 60 anos ou mais; mulheres até 45 dias após o parto; indígenas; crianças de seis meses a menores de dois anos; profissionais de saúde; além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade.
Cuidados
Além da vacina, outras medidas simples de higiene pessoal são fundamentais para evitar a contaminação por gripe. É importante higienizar as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz); usar lenço descartável; proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar; evitar sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas); evitar aglomerações e ambientes fechados.
É importante, ainda, que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar para eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias e que a população mantenha hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física. .
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Elon Musk acumula fortuna e lidera lista dos mais ricos dos EUA; confira o ranking da Forbes
Musk tem fortuna estimada em R$ 2,55 trilhões
Gracyanne Barbosa se pronuncia após irmã se declarar a Belo: “Respeito”
Após irmã rasgar elogios a Belo, Gracyanne Barbosa quebra o silêncio e explica a relação entre Giovanna e o ex-marido; saiba detalhes
Bodoquena recebe reconhecimento internacional como destino de turismo sustentável
A cidade integra o Programa DEL Turismo que visa promover o turismo sustentável
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.