Pular para o conteúdo
Geral

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 17 em todo MS

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul prorrogou para a próxima sexta-feira (17) o término da Campanha de Vacinação Contra Gripe em todos os municípios do Estado. De acordo com SES, como os municípios não atingiram a meta de 80% do público-alvo, o prazo foi estendido, possibilitando que um número […]
Arquivo -

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul prorrogou para a próxima sexta-feira (17) o término da Campanha de Vacinação Contra Gripe em todos os municípios do Estado. De acordo com SES, como os municípios não atingiram a meta de 80% do público-alvo, o prazo foi estendido, possibilitando que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença.

Para a diretora de Vigilância em Saúde da SES, Bernadete Lewandowski, é importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo se dirijam até os postos para que após a prorrogação da Campanha não corram risco de não encontrar vacinas e até mesmo para a eficiência do medicamento.

“É importante que as pessoas se conscientizem e busquem as vacinas nos postos de saúde em seus municípios. Com a chegada do período de temperaturas baixas, período de maior circulação do vírus, é necessário que a população-alvo esteja em sua maioria imunizada, já que a vacina começa a agir no organismo após 15 dias da aplicação. Com esta nova prorrogação, é necessário que as pessoas garantam a sua vacina para não correr risco de não encontrá-las mais nos postos após o término de mobilização”, afirmou a diretora.

A vacina está sendo oferecida gratuitamente nos postos de saúde do Estado. O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por infecções do vírus da gripe. Fazem parte do público-alvo, gestantes; pessoas com 60 anos ou mais; mulheres até 45 dias após o parto; indígenas; crianças de seis meses a menores de dois anos; profissionais de saúde; além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade.

Cuidados

Além da vacina, outras medidas simples de higiene pessoal são fundamentais para evitar a contaminação por gripe. É importante higienizar as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz); usar lenço descartável; proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar; evitar sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas); evitar aglomerações e ambientes fechados.

É importante, ainda, que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar para eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias e que a população mantenha hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física. .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flaco dá assistência, mas passa em ‘branco’ na goleada da Argentina em amistoso com Porto Rico

Acusada de tentativa de homicídio, vereadora na fronteira perde mandato

Nova temporada do NBB é lançada oficialmente em São Paulo

nova andradina

TRE-MS absolve prefeito e vice de Nova Andradina acusados por abuso dos meios de comunicação

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

consórcio guaicurus

Consórcio Guaicurus ameaça suspender vale-transporte se Justiça não anular multas

Aneel envia equipe ao Paraná para apurar origem de apagão

Últimas Notícias

Trânsito

Menino de 8 anos é flagrado dirigindo BMW no Paraguai

O incidente gerou preocupação entre moradores e autoridades

Brasil

STF suspende decisões que impediam bloqueios de terras para prevenir desmatamento no Pantanal

A decisão cautelar foi tomada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental

Polícia

Dois são flagrados em pesca subaquática no Rio Sucuriú

Os equipamentos utilizados na pesca foram apreendidos

Polícia

Professor acusado de estuprar criança é transferido ao presídio

A Justiça já tinha convertido o flagrante em prisão preventiva