Nos primeiros onze meses deste ano, foram criados aproximadamente 1,546 milhão postos de trabalho com carteira assinada, segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgado nesta sexta-feira, 20. Esse é o pior resultado para um período de janeiro a novembro desde 2003, quando o país registrou 1,116 milhão vagas formais abertas no mesmo intervalo.

O desempenho do mercado de trabalho brasileiro em 2013 foi inferior ao verificado no ano passado, quando 1,771 milhão de novas vagas com carteira assinada foram registradas de janeiro a novembro.

Essas comparações foram feitas com números da série com ajuste sazonal, que considera as informações enviadas pelas empresas fora do prazo, nos meses de janeiro a outubro. No cálculo de cada ano, novembro não sofreu ajuste, ou seja, foram desconsideradas as declarações fora do prazo.

Novembro

Em novembro, foram criados 47.486 empregos com carteira assinada no país. Comparando com os resultados do mesmo mês em anos anteriores, essa foi a maior abertura de postos de trabalho desde 2010, quando 138.247 vagas foram geradas em novembro, de acordo com a série histórica do Ministério do Trabalho sem ajuste sazonal, ou seja, sem considerar os dados enviados pelas empresas fora do prazo.

Apesar de abaixo do esperado, os números de novembro revelam que a economia brasileira continua gerando empregos com carteira assinada em ritmo maior que no ano passado. O saldo de aproximadamente 47,5 mil é 3% superior aos 46,1 mil novos postos de trabalho registrados em novembro de 2012.