Caciques mandam carta a juiz avisando que não deixam áreas ocupadas em Sidrolândia
Neste momento estão reunidos a portas fechadas, no Fórum da Justiça Federal em Campo Grande, seis caciques representando as aldeias dos índios Terenas e o dono da Fazenda Buriti, Ricardo Bacha. Por determinação do juiz Ronaldo José da Silva, a reunião busca uma conciliação para o término da ocupação na propriedade rural em Sidrolândia. Porém, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Neste momento estão reunidos a portas fechadas, no Fórum da Justiça Federal em Campo Grande, seis caciques representando as aldeias dos índios Terenas e o dono da Fazenda Buriti, Ricardo Bacha. Por determinação do juiz Ronaldo José da Silva, a reunião busca uma conciliação para o término da ocupação na propriedade rural em Sidrolândia. Porém, uma carta enviada ao juiz por três caciques, adianta que os indígenas não pretendem desocupar a terra.
A informação é do vereador em Sidrolândia Cleidinaldo Marcelino (PT) que chegou atrasado para a reunião e foi barrado pelos policiais federais que bloqueiam a entrada. “Os caciques elaboraram uma carta de duas páginas, cujo conteúdo trata basicamente dos motivos que levaram os indígenas a fazerem a ocupação e adiantam que, mesmo que a decisão seja favorável ao Bacha, eles não irão sair”, adiantou.
Segundo o vereador, os indígenas consideram que pagam por um erro do Governo Federal que não soube conduzir o processo demarcatório. Cleidinaldo comentou também quanto ao prazo que os índios deram ao Bacha para a retirada das 350 cabeças de gado da propriedade.
“O gado e as benfeitorias continuam intactas. Porém eu temo que, conforme a decisão de hoje, eles comecem a mexer com o gado para poder plantar na terra”, ponderou. Desde este ultimato dado pelos indígenas o vereador disse que não foi na Fazenda Buriti, mas que tem esta informação devido aos índios que entram e saem de lá.
“Naquele dia o senhor Ricardo poderia ter tirado o gado. Eu pedi para que eles não mexessem, mas lidar com mil indígenas e cada um com uma opinião é complicado. Ficamos temerosos com o que vai acontecer”,disse o vereador.
O oficial de justiça Marcello Mendes também aguarda o término da reunião que começou às 14h desta quarta-feira (29) para ser enviado ou não para entregar mais um mandado de reintegração de posse. “Desde o dia 15 já fui entregar quatro pedidos”, concluiu. Também participam da reunião representantes da Fundação Nacional do Índio e do Ministério Público Federal.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.