A economia espanhola encolheu 0,1 por cento no segundo trimestre, estimou nesta terça-feira o Banco da Espanha, banco central do país, a menor queda desde que o país entrou em recessão no fim de 2011.

O Produto Interno Bruto (PIB) provavelmente caiu 1,8 por cento no segundo trimestre na comparação anual, informou o banco, após o PIB ter recuado 2 por cento no trimestre anterior.

Na comparação trimestral, a economia encolheu 0,5 por cento entre janeiro e março.

A economia da Espanha vem entrando e saindo da recessão desde que uma bolha imobiliária estourou em 2008, com a demanda doméstica prejudicada pelo consumo fraco e pela confiança empresarial, e apenas com as exportações ajudando a compensar o encolhimento da produção.

“Entre abril e junho, os indicadores de confiança mostraram uma melhora progressiva que pode apontar para gastos domésticos mais favoráveis nos próximos trimestres”, informou o banco central.

O governo tem dito que espera que a economia saia da recessão até o terceiro trimestre, embora muitos economistas estejam menos otimistas, com o Fundo Monetário Internacional (FMI) vendo contração econômica seguindo no próximo ano.

O Instituto Nacional de Estatísticas divulga os dados preliminares do PIB do segundo trimestre em 30 de julho.