Um dia de reencontros. Nove anos, nove meses e nove dias depois, Bahia e Vitória voltaram a se encontrar na elite do Campeonato Brasileiro. O clássico não acontecia pela Série A desde outubro de 2003, e as torcidas compareceram em peso para assistir à ressurreição do clássico na principal divisão do futebol brasileiro. No total, 38.980 torcedores marcaram presença na Arena Fonte Nova, palco maior do duelo, que voltou a receber o seus filhos pródigos em um jogo do Brasileirão. Tudo estava pronto para uma grande festa. E assim foi. Espetáculo nas arquibancadas e grande jogo em campo. Só faltou o gol: a partida terminou empatada em 0 a 0.

O empate deste domingo marca a continuidade de um tabu que já dura dois anos. A última vez em que o Rubro-Negro perdeu para o seu maior rival foi no dia 1º de maio de 2011, pelo Campeonato Baiano. Apesar do equlíbrio da partida, o Bahia foi quem teve as melhores chances de sair de campo vencedor.

A história só não foi escrita em vermelho, azul e branco graças à grande atuação do goleiro Wilson, que parou Talisca e, principalmente, Fernandão, dono da maior oportunidade de gol da partida.

– Eu tive uma oportunidade, mas me faltou calma na hora. Mas é isso aí. O time está de parabéns. Todo mundo correu e se dedicou. Trabalhando, a gente vai conseguir – afirmou o atacante tricolor após o jogo.

Pelo lado rubro-negro, o equilíbrio da disputa foi unanimidade.

– Foi um jogo pegado. Acho que foi o típico jogo de clássico. Tivemos oportunidades, eles também. Acho que faltou tranquilidade. Uma jogada minha, acho que a bola ficou um pouco longe… Mas foi um clássico bem disputado – avaliou Maxi Biancucchi.

Com o resultado deste domingo, o Vitória passou a somar 14 pontos e caiu para o 5º lugar na tabela, já que começou a 8ª rodada na segunda posição. Já o Bahia passou a somar 13 pontos e agora ocupa a 6ª colocação. Na próxima rodada, o Rubro-Negro vai até a capital paranaense enfrentar o Coritiba, no domingo (28), no Couto Pereira. Já o Tricolor recebe no mesmo dia o Goiás, na Fonte Nova.  As duas partidas começam às 18h30m (horário de Brasília).