Pular para o conteúdo
Geral

Auditores já detectaram 93 prontuários oncológicos irregulares em Força Tarefa

As investigações focam prontuários do Hospital do Câncer, Hospital Universitário, Hospital Regional e Santa Casa. O hospital com maior número de atendimentos é o HC, com 143 prontuários em análise.
Arquivo -

As investigações focam prontuários do Hospital do Câncer, Hospital Universitário, Hospital Regional e Santa Casa. O hospital com maior número de atendimentos é o HC, com 143 prontuários em análise.

O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, apresentou nesta terça-feira (14), em , o balanço da primeira semana de trabalho da força-tarefa implantada para averiguar denúncias de irregularidades em serviços de oncologia no estado. Ele explicou que o foco principal das primeiras investigações é rastrear os prontuários de pacientes de oncologia. Ao todo são 236 prontuários analisados.

Noventa e três prontuários já apresentaram irregularidades. Os documentos não indicavam a cidade origem do paciente. Segundo Odorico, isto já é considerado irregularidade, pois cada estado recebe recursos federais para tratar os próprios pacientes, e se pessoas de outros estados estão sendo atendida aqui, isso prejudica o atendimento.

As investigações focam prontuários do Hospital do Câncer, Hospital Universitário, Hospital Regional e Santa Casa. O hospital com maior número de atendimentos é o HC, com 143 prontuários.

Tratamento de alto custo

Também estão em apuração 1.222 autorizações de pagamentos de alto custo. Os pagamentos são referentes a pacientes que foram submetidos a mais de dois tipos de procedimentos, exemplo: radio e quimioterapia, cirurgia e atendimento, pacientes que morreram durante tratamento, pessoas em estágio avançado de câncer e tempo prolongado da doença no paciente.

Ocorico explicou que a analise desses pagamentos é fundamental para comprovar as denuncias da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS)

Outro ponto que vai ser verificado é o número de mortalidade de câncer em MS. O objetivo é verificar o número de pacientes vitimados pelo câncer e comparar com o restante do país. “Com isso, é possível saber se a quantidade de pacientes mortos durante o tratamento foi por causa de falhas ou se está próximo à média nacional”, explicou.

Pacientes curados também vão ser auditados

Inclusive pacientes curados vão ser auditados pela força-tarefa para verificar o tratamento no estado. Monteiro lembra que entre os indícios de irregularidades está a cobrança de procedimento em mortos, cobrança maior do que foi feito, cobrança anterior à realização de procedimentos, dose subclínicas (usar dose menor que necessário). E conversar com os pacientes que tiveram sucesso no tratamento vai auxiliar nas investigações.

Dentre os objetivos está verificar se há outras irregularidades, determinar novas diretrizes e ver se as que foram indicadas pelo Denasus no ano passado estão sendo cumpridas.

Força Tarefa

O grupo foi criado no último dia 7 de maio pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para garantir a segurança dos pacientes, combater o desperdício de recursos públicos e averiguar a aplicação de medidas de correção já solicitadas pelo Denasus.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
acidente afonso pena com a 13

Acidente no cruzamento da Afonso Pena com a 13 de Maio mobiliza bombeiros em Campo Grande

carro afundou rio paraguai porto murtinho

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai trabalhava em obra de Porto Murtinho

Gol de pênalti contra o Corinthians - (Foto: Premiere, Reprodução)

Corinthians desperdiça ‘caminhão’ de chances, leva gol no último lance e perde do Bragantino

joao gomes show em campo grande fãs

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Falou demais? João Gomes deixa escapar informação íntima e transforma Parque das Nações em formigueiro: ‘um caos’

Saiba os detalhes que agitaram a passagem de João Gomes por Campo Grande (MS) neste domingo

Esportes

Cruzeiro goleia Grêmio e continua na caça ao líder Flamengo no Brasileirão

Desde os primeiros minutos, o Cruzeiro assumiu o controle do jogo

Esportes

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

A seleção brasileira tem amplo domínio histórico na Copa América, criada em 1991

Famosos

Fabiano sofre acidente de carro a caminho de show com César Menotti

César Menotti não estava com o irmão pois já se encontrava na cidade onde a dupla tinha show marcado