Foi realizado na tarde deste domingo (17) o 2⁰ Encontro Nacional de Ateus, que acontece simultaneamente, em várias capitais brasileiras. Em Campo Grande, o evento começou às 14 horas na Praça Ari Coelho.

Uma das organizadoras do evento, Fernanda Fogolari, explica que a ideia é debater sobre o estado laico e proporcionar a confraternização entre os ateus e agnósticos brasileiros, já que não encontram espaço na sociedade para discutir a não-crença.

O professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Aparecido Francisco Reis, lembrou da importância do estado laico e apontou que ao longo da história observa-se que os estados com doutrinas religiosas, são os mais opressores. Por isso, segundo ele, a sociedade precisa entender a importância de não se ter um estado com crenças.

O primeiro encontro foi realizado em 12 de fevereiro de 2012. Vinte e dois Estados participaram do evento. A data foi escolhida por marcar o Dia do Orgulho Ateu e em homenagem ao aniversário de um dos maiores cientistas e evolucionistas de todos os séculos: Charles Darwin.