Pular para o conteúdo
Geral

Assédio sexual praticado por mulheres faz empresa discutir tema com funcionários

Quando se fala em assédio sexual e moral a primeira imagem que vem a mente são homens subjugando mulheres. Dificilmente, se pensa o contrário. A ideia de uma mulher ‘dar em cima’ de um homem até constrangê-lo parece descabida. Mas, foi exatamente isso que fez com que a assistente social de uma empresa construtora, que […]
Arquivo -

Quando se fala em assédio sexual e moral a primeira imagem que vem a mente são homens subjugando mulheres. Dificilmente, se pensa o contrário. A ideia de uma mulher ‘dar em cima’ de um homem até constrangê-lo parece descabida. Mas, foi exatamente isso que fez com que a assistente social de uma empresa construtora, que atua em Campo Grande, organizasse uma palestra para tratar do assunto.

Francis Jaqueline da Rocha conta que muitas mulheres foram contratadas para serviços antes destinados apenas aos homens. O avanço feminino no canteiro de obras trouxe um olhar diferente, mais cuidadoso, que resultou em uma perspectiva muito melhor. Mas, também trouxe o assédio aos homens, problema que ela não esperava enfrentar.

“Um rapaz veio até minha sala e comunicou que algumas colegas estavam assediando-o. E que eram incisivas, inclusive, sendo grosseiras e indelicadas com a negativa dele”, revela.

Diante disso, ela resolveu promover a palestra e tratar do assunto. “Quando se conversa sobre o problema ele deixa de ser tabu e fica mais fácil solucioná-lo”, revela. “Além disso, é preciso esclarecer que assédio é assédio independente de quem o pratica. Não importa se é um homem contra uma mulher, ou o inverso, todos tem que estar cientes do seu lugar”, completa.

Francis diz ainda que outras palestras já foram ministradas no local. Os temas tratados são sempre de interesse dos trabalhadores e que de alguma forma podem ajudá-los. Na palestra de hoje, além de assédio sexual e moral, a delegada titular da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Rosely Aparecida Molina, falou sobre violência doméstica.

Molina conta que os números de mulheres que sofreram qualquer tipo de violência em Mato Grosso do Sul superam 17 mil ocorrências. Somente em 2012, o número de denúncias de violência doméstica chegou a 5.550.

Os dados elevados, segundo a delegada, mostra que as pessoas estão denunciando mais. Ela descarta que a violência tenha aumentado. “A estatística mostra que a aplicabilidade da Lei Maria da Penha tem sido eficaz na responsabilização do autor de agressão. A mulher tem tido mais coragem, pois sabe da existência de um poder estatal que caminha ao lado das mulheres na busca de ajuda”, diz.

A delegada disse ainda que apenas do início do ano para cá, já são mais mil boletins de ocorrências registrados. Ela também informou que a cada dois dias um homem é preso por violência doméstica.

Em Mato Grosso do Sul o atendimento especializado a mulheres vítimas de violência começou em abril de 1986, com a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento. Hoje são 11 delegacias, sendo uma em Campo Grande e outras dez nos municípios de Aquidauana, , Coxim, , Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A Deam – Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – fica na Rua 7 de Setembro, 2421, Jardim dos Estados. Os telefones para contato são 3384-1149 ou 3384-2946. O disque-denúncia funciona no 180 – 24 horas por dia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lesão

Gracyanne Barbosa se manifesta após lesão no ‘Dança dos Famosos’: ‘Será numa próxima’

inss

INSS faz mutirão de perícias em 35 cidades

Ex-prefeito de Jaraguari tem contas reprovadas pelo TCE-MS

Ninguém entendeu novo formato do Instagram, mas Meta tem explicação: ‘Nem dá vontade de ver’

Notícias mais lidas agora

consórcio petição

Petição pelo fim do contrato com Consórcio Guaicurus avança e passa das 6,4 mil assinaturas

Dentes são ‘minas’ de DNA para identificação em tragédias como a queda de avião no Pantanal

TJMS autoriza concurso do TCE-MS e mantém provas para outubro

incendio

Incêndio no vizinho? Saiba como blindar sua construção com materiais resistentes

Últimas Notícias

Mundo

Comício de ator e político indiano deixa 31 pessoas mortas e mais de 50 feridos

Pessoas começaram a desmaiar no comício e muitas foram levadas a hospitais

Cotidiano

Erro do INSS causa espera na calçada e tumulto durante mutirão de perícias médicas

INSS agendou quantidade maior de pacientes do que capacidade de atendimento. Previsão é que 150 sejam atendidos, mas 70 foram remarcados

MidiaMAIS

Descubra quem são os músicos que animaram ‘Fala Povo’ ao vivo direto do Guanandi

Os músicos da nova dupla sertaneja já possuem destaque em cenário regional

Polícia

Avião que transportava arquiteto chinês e cineastas bateu em árvores antes de cair no Pantanal

O acidente aéreo ocorreu na noite da última terça-feira (23), na Fazenda Barra Mansa