Pular para o conteúdo
Geral

Após se envolver em polêmica, Lula elogia Dilma e manifestações

Em visita à África, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (30) que o Brasil poderia se considerar um país feliz pelo fato das pessoas terem liberdade de se manifestar nas ruas. “As pessoas querem mais no Brasil, mais transporte, mais saúde, mais salário, questionar o custo da Copa do Mundo. Acho […]
Arquivo -

Em visita à África, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (30) que o Brasil poderia se considerar um país feliz pelo fato das pessoas terem liberdade de se manifestar nas ruas.

“As pessoas querem mais no Brasil, mais transporte, mais saúde, mais salário, questionar o custo da Copa do Mundo. Acho que isso é saudável para um país que vive apenas 20 e poucos anos de democracia contínua”, disse no discurso de abertura do encontro sobre segurança alimentar organizado pela ONU e pelo Instituto Lula em Adis Abeba, na Etiópia.

Lula também elogiou a presidente Dilma Rousseff pela atuação nos recentes episódios de protestos em todo o país. O ex-presidente esteve envolvido em uma polêmica na semana passada, quando teve que desmentir supostas críticas feitas ao governo.

Segundo a “Folha de S. Paulo”, Lula teria criticado a decisão de consultar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), antes de a presidente apresentar a proposta a governistas como o vice-presidente Michel Temer (PMDB).Lula também teria ressalvas sobre a atuação dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Aloizio Mercadante (Educação)”.

O jornalista Josias de Souza, blogueiro do UOL, também publicou que Lula teria recebido mal a notícia de que Dilma enviara o ministro Cardozo em missão de paz junto a FHC.

De acordo com fontes ouvidas pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, Lula teria dito em uma reunião na última terça-feira (25), com representantes de movimentos sociais aliados do governo, que a organização de manifestações pela internet seria valiosa para aprovar a reforma política e que estaria empenhado em testar as redes sociais para fomentar mobilizações políticas.

Ex-presidente ganharia eleição no 1º turno

Uma pesquisa divulgada neste sábado (29) pelo Datafolha, publicada pelo jornal “Folha de S. Paulo”, mostrou que, em um dos cenários para a eleição presidencial do próximo ano, Lula venceria no 1º turno em um dos cenários apresentados, caso Dilma não participasse do pleito.

Já a presidente teria de enfrentar um segundo turno, após sua taxa de intenção de votos cair até 21 pontos percentuais.

Ainda de acordo com a “Folha de S. Paulo”, há um crescente movimento dentro do PT que pede a volta de Lula em 2014.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
O deputado Eduardo Bolsonaro usou o Twitter para culpar a China pela pandemia de coronavírus no mundo. (Foto: Marcelo Camargo/Agência

Conselho de Ética abre processo contra Eduardo Bolsonaro

ONU: Trump exige libertação de reféns pelo Hamas em Gaza para guerra acabar

Acusado de matar homem em bar é condenado a 6 anos de reclusão em regime fechado

Trump declara apoio à reeleição de Milei

Notícias mais lidas agora

Primo de Beto Pereira, Joaci é réu por fraudes no Detran-MS junto com David, que tenta delatar políticos do PSDB (Montagem: Henrique Arakaki e Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax / detalhe Joaci, Divulgação)

Testemunhas da corrupção no Detran-MS envolvendo primo de Beto Pereira são ouvidas na Justiça

cimi

VÍDEO: Indígenas e policiais entram em conflito em aldeia de Caarapó

Ofensiva contra o PCC desarticula célula de facção em MS e bloqueia mais de R$ 290 milhões

Diretoria de Controle Externo do TCE-MS fez cobrança sobre divulgação de custos públicos (Divulgação)

TCE-MS ainda não foi intimado sobre decisão judicial que suspende concurso

Últimas Notícias

Política

Brasil precisa de plano estratégico para nova ordem global, defende Comissão no Senado

Presidente do CRE, Nelsinho Trad convocou o debate sobre a redefinição

Cotidiano

Em combate ao mosquito da dengue, fumacê é reforçado no Bairro Nova Lima nesta terça

Trajeto terá início no cruzamento das ruas Francisco Pereira Coutinho e Venâncio Aires

Brasil

PE: jovem é morta com 60 facada por namorado

Homem confessou o crime em depoimento na delegacia

Publieditorial

Fisioterapia da rede hospitalar Cassems se consolida como referência em MS

Presente em 5 hospitais da rede, o serviço alia equipamentos modernos, tecnologias de ponta e profissionais altamente capacitados realizou 57 mil atendimentos em 2024