Pular para o conteúdo
Geral

Após protestos, manifestantes programam greve geral para o primeiro dia de julho

Depois dos atos públicos e protestos que tomaram conta do Brasil nas últimas duas semanas, milhares de brasileiros, entre eles sul-mato-grossenses, se preparam para uma greve geral na próxima segunda-feira, 1º de julho de 2013. Como as primeiras manifestações, a greve também é organizada pela rede social Facebook e já conta com 1.473 pessoas em […]
Arquivo -
Depois dos atos públicos e protestos que tomaram conta do Brasil nas últimas duas semanas, milhares de brasileiros, entre eles sul-mato-grossenses, se preparam para uma greve geral na próxima segunda-feira, 1º de julho de 2013. Como as primeiras manifestações, a greve também é organizada pela rede social Facebook e já conta com 1.473 pessoas em . No evento nacional, esse número passa de um milhão.
A Greve Geral do Brasil, como foi definida, está marcada para acontecer às 12h. O evento no Facebook chama todos os participantes para protestarem em frente à Câmara Municipal de cada cidade. “Vamos mostrar ao governo que quem faz um país é o povo, e não os políticos. Unidos podemos fazer esse país mudar. Ou o governo nos respeita, ou paramos de jogar”, diz a mensagem de convite aos usuários da rede.
Na descrição do evento regional, a mensagem de convite para o movimento grevista diz que três dias de manifestações foi insuficiente e que os protestos devem continuar. “10 centavos é muito pouco para o povo trabalhador que ganha pouco e a suspensão do café da manhã de luxo não é nada comparado aos altos gastos e salários da nossa Câmara de Vereadores”, informa o evento.
Entre as principais reivindicações da rede social estão os pedidos pelo fim da corrupção, aumento do salário mínimo, melhores condições de trabalho, auditoria no orçamento dos governos, melhorias no transporte público, nas estradas, saúde, educação, entre outros.
Na lista das cidades brasileiras que prometem aderir à greve geral está Brasília, Belo Horizonte, , Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza e outras. Esses municípios estão entre os que aderiram ao movimento, pelo menos na internet.
O movimento parece ser muito bonito, mas deve esbarrar em alguns percalços. Segundo o presidente da Feserp-MS (Federação Sindical dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Estado), Rudney Vera de Carvalho, decidir por uma greve geral não é tão simples como aparenta ser.
“O correto é fazer uma assembleia geral com todos os setores antes para saber quais são as reivindicações da categoria. Tem que chamar os servidores da base para se decidir juntos”, afirmou.
Rudney contou que até o momento não recebeu nenhuma informação de organização de greve por parte de sindicatos de servidores públicos de Mato Grosso do Sul. Ele também lembrou que para ter legitimidade, o movimento grevista tem que ser anunciado com 72 horas de antecedência e estabelecer outros processos legais. “Acredito que esse movimento não vai dar em nada”, disse.
O secretário de relações de trabalho da CUT-MS (Central Única dos Trabalhadores), Alexandre Costa, também contou que nenhum sindicato do Estado recebeu orientações sobre a greve do dia 1º de julho. “A CUT não discutiu nada sobre esse movimento. Não temos nenhuma informação das centrais que a greve deve ser estabelecida”, contou.
Segundo os líderes sindicais, provavelmente, o movimento social, intitulado de grevista, deve se tornar apenas mais um protesto daqueles que desejam mudar o Brasil e lutar contra a corrupção dos governantes, prefeitos, governadores, vereadores e até presidentes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após anúncio do desembarque, Lula almoça com Alcolumbre e ministros do União Brasil

simone

“Fica pronta no 1º semestre de 2026”, diz ministra do Orçamento sobre ponte do MS ao Paraguai

paçoqueiros vendedores de paçoca vendedor porco

Higiênicos, paçoqueiros do mesmo ponto sofrem consequências de atitude de vendedor ‘porco’

Tereza mira ‘ameaça’ a brasileiros e lidera audiência para apurar investigação americana

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

AO VIVO: STF tem 2º dia de julgamento de Bolsonaro e outros réus

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

María Antonieta, a Chiquinha de ‘Chaves’, cai de escada após internação

Últimas Notícias

Cotidiano

De aferição de pressão arterial a vacinação, Corumbá recebe ação noturna de saúde nesta quarta-feira

A ação acontecerá na unidade de Estratégia Saúde da Família Ênio Cunha 1

Cotidiano

Com descontos de até 70%, Prefeitura de Dourados inicia 3ª etapa do Refis

O prazo para adesão encerra-se no dia 30 de setembro

Cotidiano

Setembro verde: Mais de 250 pessoas esperam por transplantes de órgãos em MS

Dados constam na lista de espera por transplantes de órgãos do Ministério da Saúde

Cotidiano

Dourados ocupa ranking nacional de inserção de DIU pelos SUS

Considerando a proporção de inserções em relação ao total de mulheres em idade fértil, Dourados ocupa a primeira posição no Brasil.