Depois de registrar mais de 75% dos voos atrasados e cancelados do País no sábado, a Gol começou este domingo com uma porcentagem bem menor de problemas. Ainda assim, é a empresa aérea com mais atrasos entre as brasileiras. Dos 218 voos programados até as 7h de hoje, 14 (6,4% do total) sofreram alterações no horário, sendo 10 da Gol. Além desses, 14 voos da companhia – e 24, ao todo – foram cancelados. Azul e Tam também registraram complicações, com pelo menos um voo atrasado ou cancelado nesta manhã, segundo informações da Infraero, a estatal que administra aeroportos públicos.

Um em cada 10 voos da Gol apresenta atraso na manhã deste domingo, e 15,2% dos voos planejados foram cancelados. A Tam, com 77 voos domésticos programados até as 7h, também registra alto índice de problemas, com 10,4% de cancelamentos. Ontem, ao menos 445 voos de um total de 2.107 do tipo domésticos (ou 21%) não saíram no horário; desses, 338 eram só da Gol (75,95%), que teve ainda 97 cancelamentos.

A Gol informou que atrasos em decorrência das chuva de 5 de dezembro impactaram o limite da jornada de trabalho e descanso de algumas tripulações, que tiveram suas cargas horárias vencidas conforme a regulamentação da categoria. Isso teria provocado a insuficiência de funcionários para dar conta das operações até sábado. Pelas redes sociais, usuários relataram ter passado até 20 horas fazendo escalas entre aeroportos no eixo Rio-São Paulo.