Pular para o conteúdo
Geral

Alunos de Direito da USP protestam com ‘saiaço’

Nem terno, nem gravata. Estudantes do tradicional curso de Direito da USP resolveram ir para a faculdade vestidos de saias floridas. O protesto, prometido desde a semana passada, ocorreu nesta quinta-feira (16) no Largo São Francisco, centro de São Paulo. A manifestação ocorre em apoio a um estudante da USP Leste que no final de […]
Arquivo -

Nem terno, nem gravata. Estudantes do tradicional curso de Direito da USP resolveram ir para a faculdade vestidos de saias floridas. O protesto, prometido desde a semana passada, ocorreu nesta quinta-feira (16) no Largo São Francisco, centro de . A manifestação ocorre em apoio a um estudante da USP Leste que no final de abril foi hostilizado por colegas nas redes sociais por ter ido às aulas vestido de saia.

Segundo estudantes, cerca de 30 pessoas participaram do protesto na Faculdade de Direito iniciado no final da manhã. Alguma alunas também se manifestaram em apoio à causa, utilizando acessórios masculinos. “É importantíssimo um protesto como esse. Hoje a saia entrou no lugar da calça, mas o blazer resolvi manter”, diz Matias Vale, de 24 anos, aluno da SanFran – como é conhecida a instituição.

De acordo com o aluno do 2º período da SanFran, Matheus Ribas, o protesto visa sinalizar de forma contrária as ofensas recebidas pelo estudante da USP Leste. “Sabemos que as ofensas tem traços de preconceito e são relacionadas à homofobia. É preciso reprimir posturas como essas”, diz Ribas.

Para o calouro João Henrique D´Ottaviano Sette, de 18 anos, trata-se de um ato de solidariedade. “Estamos nada mais que manifestando nossa solidariedade ao colega da USP Leste”.

O estudante, no entanto, acrescenta que é importante trazer temas como a intolerância para a discussão dentro da universidade. “Sabemos que se sairmos dos muros da faculdade com saias, seremos hostilizados pela sociedade e podemos até ser agredidos por isso”, afirma Sette.

Segundo outro aluno, que preferiu não se identificar, a opressão ainda é muito “grande” não apenas na sociedade como dentro da própria universidade. “As pessoas precisam se dar conta que roupa não tem gênero. Nem reflete comportamentos tão estritos. Infelizmente aqui na faculdade ainda há muita opressão também”, diz o jovem.

Estudantes de outros cursos da USP prometem ampliar o protesto na noite desta quinta tanto na São Francisco, quanto no câmpus da zona leste e na Cidade Universitária.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

joao gomes show em campo grande

Após dormir em aeroporto, João Gomes se pronuncia sobre show em Campo Grande: ‘primeiramente’

Lula assina MP com isenção para taxímetros e assiste filme nacional nesta segunda-feira, 14

luis henrique tapa em joao pedro

Final do Mundial tem confusão generalizada pós-jogo e tapa de Luis Enrique em João Pedro

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Quais times estão confirmados no Mundial de Clubes de 2029? Veja lista

Últimas Notícias

Esportes

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

Longe de empolgar, a seleção brasileira feminina de futebol derrotou a Venezuela por 2 a 0, neste domingo, em sua estreia na Copa América. Em noite discreta de Marta, titular, o time de Arthur Elias criou pouco, apresentou falhas no meio-campo no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda (Chillogallo), mas confirmou o favoritismo na altitude de 2.850 … Continued

Polícia

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai trabalhava em obra de Porto Murtinho

Corpo foi encontrado há aproximadamente 12 metros da margem e 6 metros de profundidade

Esportes

Corinthians desperdiça ‘caminhão’ de chances, leva gol no último lance e perde do Bragantino

Com o resultado, o Corinthians cai para a 11ª posição, com 16 pontos

MidiaMAIS

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Show de João Gomes na Capital é realização de sonho para admiradores