Pular para o conteúdo
Geral

Agência da ONU desenvolve padrão de áudio para deixar TV digital mais envolvente

Uma nova recomendação de padrão de áudio foi anunciada nesta segunda-feira (2) pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). A agência da ONU afirma que as mudanças vão marcar uma nova geração, “imersivo” e “personalizada”, para rádio e televisão. O som é parte essencial na experiência televisiva, já que a qualidade da percepção do som realça […]
Arquivo -

Uma nova recomendação de padrão de áudio foi anunciada nesta segunda-feira (2) pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). A agência da ONU afirma que as mudanças vão marcar uma nova geração, “imersivo” e “personalizada”, para rádio e televisão.

O som é parte essencial na experiência televisiva, já que a qualidade da percepção do som realça a imagem na tela. Uma série de novas técnicas foram desenvolvidas e vão intensificar a experiência , levando-a para um novo nível, permitindo também que os telespectadores a personalizem.

Depois dos canais 5.1, com cinco alto-falantes no nível dos ouvidos em torno do público e um subwoofer de baixa frequência, agora o grupo de estudos da UIT estabeleceu um sistema de áudio com sensação de imersão, uma vez que a audiência estará envolta no som que traça a fonte da faixa de áudio tanto lateral quanto verticalmente em toda a tela.

Nesta nova abordagem, o som pode ser entregue por mais canais de áudio que podem ser renderizados para o uso de alto-falantes adicionais ou por elementos dinamicamente renderizados nos alto-falantes já existentes.

O novo áudio pode ser usado no sistema estéreo e 5.1 ou ser aproveitado de forma mais envolvente com alto-falantes adicionais, incluindo caixas em níveis mais elevados. A chave para o novo sistema é que os canais de entrega e elementos sonoros estão completamente descritos por rotulagem de metadados que conduz a renderização e a reprodução.

O novo padrão vai ser disponibilizado para UHDTV, HDTV e SDTV, assim como para rádio, CD e pacotes de mídia e possibilita um ambiente onde o usuário pode interagir com o receptor para criar um cenário sonoro que deseja.

A recomendação de “Sistema de Som Avançado para Produção de Programas” está sendo submetido aos Estados-membros da UIT e representantes do setor para adoção conjunta e aprovação de procedimentos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Haddad: 90% do decreto do IOF é incontroverso

dia da cobra bioparque

Leve a ‘amiga’: Bioparque convoca população para celebrar o dia da cobra

Operação no Paraguai ‘derruba’ centro de processamento de maconha destinada ao Brasil

Justiça Federal manda soltar suspeito de tráfico de drogas preso em operação em Ivinhema

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de cobras, como Campo Grande lida com tanto veneno?

MP recorre para condenar Carlos Assis por contrato superfaturado durante gestão de Reinaldo

Rose Modesto vanessa gestão br-163 carne

‘Cabe procurar outros parceiros’, propõe Rinaldo após frigoríficos de MS ‘romperem’ com Trump

Últimas Notícias

Sem Categoria

Estado projeta arrecadação de R$ 23 bilhões em 2026 com meta de dobrar PIB em 10 anos

LDO foi publicada nesta quarta-feira, 16 de julho

Famosos

Lexa doa itens da falecida filha para bebês que se chamam Sofia: ‘Coração cheio’

Lexa saiu à procura de bebês chamados Sofia para doar os itens personalizados que havia comprado para a filha com Ricardo Vianna; confira

Política

‘Governo federal precisa agir rápido’, diz Lucas de Lima sobre tarifaço de Trump

Consequências das medidas unilaterias de Trump chegaram a MS e frigoríficos decidiram suspender as exportações de carne para os EUA

Polícia

Esposa encontra marido sem vida em MS

Esposa ouviu um disparo de arma de fogo e encontrou o marido morto