Pular para o conteúdo
Geral

Afif barra processo de cassação do mandato no STF

Uma liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o processo de cassação aberto pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para a cassação do vice-governador do Estado, Guilherme Afif Domingos (PSD). A decisão foi tomada pelo presidente em exercício do STF, ministro Ricardo Lewandowski, e será divulgada nesta quinta-feira, 25. Afif acumula […]
Arquivo -

Uma liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o processo de cassação aberto pela Assembleia Legislativa do Estado de (Alesp) para a cassação do vice-governador do Estado, Guilherme Afif Domingos (PSD). A decisão foi tomada pelo presidente em exercício do STF, ministro Ricardo Lewandowski, e será divulgada nesta quinta-feira, 25.

Afif acumula o cargo de vice-governador com o comando da Secretaria da Micro e Pequena empresa, criado pela presidente Dilma Rousseff para acomodar o PSD na base de sustentação ao governo. O vice-governador e ministro pediu ao STF que, liminarmente, suspendesse o processo, pois a Assembleia não teria competência para acolher uma representação contra ele por suposto crime de responsabilidade. Para isso, argumentou Afif, seriam necessários os votos de dois terços da Assembleia.

Se o processo fosse adiante, argumentou Afif no processo, ele seria “alijado da vice-governadoria” por um procedimento que considera irregular. Na reclamação, o vice-governador argumentou ainda que STF declarou a inconstitucionalidade de trechos da Constituição de São Paulo que definiam quais eram os crimes de responsabilidade de governador. No entendimento do STF, a Assembleia não teria competência para isso.

O processo na Assembleia, argumentou Afif, discutiria na verdade se o cargo de vice-governador da gestão do PSDB seria compatível com o comando do ministério do governo petista. “A roupagem reformulada pela assembleia está subvertendo a realidade e, assim, ferindo a autoridade do STF e da própria Constituição da República”, argumenta a defesa de Afif no processo.

“Trata-se de um perigoso processo político de cassação do vice-governador do estado por ter assumido a função de secretário das micro e pequenas empresas do governo federal, o que foi aceito por não haver qualquer impedimento jurídico para tal acúmulo”, acrescentou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Figueirão irá desembolsar R$ 837 mil para o Rodeio Fest

VÍDEO: Carro pega fogo e incêndio se espalha pela vegetação às margens da MS-010

Virou rotina: termômetros em Água Clara registram temperaturas superiores à 40ºC

Peixe fora d’água? Espécie do Pantanal passa por exames inéditos de tomografia e ultrassom 

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Dia das Crianças deve movimentar R$ 352,37 milhões em MS, aponta pesquisa 

Últimas Notícias

Polícia

‘Venha buscar seu dinheiro’, disse atirador para malabarista argentino em sinal

Segundo a policia, a vítima está há poucos meses na cidade

Polícia

Três motocicletas adulteradas são apreendidas em Campo Grande

Os policiais verificavam informações sobre a presença de motos com adulteração

Brasil

Filha de Fachin é alvo de agressões em universidade em Curitiba

Melina foi alvo de uma cusparada

Economia

Taxas futuras cedem com IBC-Br mais fraco, queda do dólar e exterior benigno

Publicado nesta segunda-feira pelo BC, o IBC-Br de julho caiu 0,53% frente a junho