Pular para o conteúdo
Geral

Afeganistão tenta voltar a negociar paz com Taleban

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, desembarcou neste sábado no Catar para uma visita de dois dias, que autoridades afegãs apontam como um esforço para um pontapé inicial no vacilante processo de paz com o Taleban. Karzai, que viaja com seus principais conselheiros, deve se reunir com o emir do Catar, o xeique Hamad bin […]
Arquivo -

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, desembarcou neste sábado no Catar para uma visita de dois dias, que autoridades afegãs apontam como um esforço para um pontapé inicial no vacilante processo de paz com o Taleban. Karzai, que viaja com seus principais conselheiros, deve se reunir com o emir do Catar, o xeique Hamad bin Khalifa al-Thani, além de outras importantes autoridades.

No topo da agenda está a abertura das negociações de paz com o Taleban, um grupo que travou uma longa campanha insurgente contra Cabul. No ano passado, a liderança do Taleban começou a estabilizar um escritório político no Catar para facilitar as conversações com os Estados Unidos, mas eles se recusavam até agora a negociar diretamente com o governo de Karzai.

Os dois países tiveram um desentendimento no passado. Os afegãos se queixaram de não terem sido suficientemente consultados sobre a abertura do escritório do Taleban no Catar. A visita de Karzai a Doha visa à reconciliação, de acordo com autoridades do Afeganistão.

Janan Mosazai, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores afegão, disse neste sábado a repórteres que o presidente discutirá com a representação do Taleban no Catar, mas se recusou a dizer se Karzai se encontrará pessoalmente com membros do grupo. “O importante sobre essa visita é que o presidente Karzai está viajando a convite do emir do Catar”, afirmou Mosazai. “Eles conversarão sobre a possibilidade de negociações diretas com o escritório do Taleban no país.”

A viagem ao Catar é um mais recente esforço do Afeganistão para promover um processo de paz que ainda requer negociações formais. O Taleban suspendeu o contato com os EUA no ano passado em meio às discussões sobre a troca de prisioneiros detidos na prisão de Guantánamo Bay, em Cuba, por um sargento do exército norte-americano mantido em cativeiro pelos insurgentes. Em dezembro, representantes do Taleban se reuniram na França com membros da oposição afegã, um encontro que aproximou adversários de longa data do governo de Karzai.

“A razão pela qual ele está tentando renovar o processo de paz é porque ele acredita que o governo afegão deve estar na liderança”, afirmou Shahmahmood Miakhel, diretor do Instituro de Paz dos Estados Unidos no Afeganistão. “Ele não é a favor de contato indireto.” As informações são da Dow Jones.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cpi hospitais

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

alems dnit

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Embaixada dos EUA critica STF e chama Corte de ‘Supremo Tribunal de Moraes’

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

‘Trump quer uma guerra comercial’, diz Gleice Jane após frigoríficos suspenderem exportação de carne para EUA

Últimas Notícias

Política

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

"O Pix é nosso, funciona, e é um exemplo que devia ser seguido, não criticado”, avaliou o deputado

Polícia

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

Crianças foram encontradas sozinhas em casa suja e com comidas espalhadas pelo chão

Cotidiano

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

A paciente sofre de depressão, insônia crônica e doenças psicossomáticas

Política

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

A informação foi confirmada pelo senador Nelsinho Trad neste final de tarde de quarta-feira