Pular para o conteúdo
Geral

Abin foca protestos como maior ameaça à visita do papa

A uma semana da Jornada Mundial da Juventude, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) vê as manifestações nas ruas como a maior “fonte de ameaça” à visita do papa Francisco, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. Apesar do monitoramento, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general-de-Exército José Elito Siqueira, acredita […]
Arquivo -

A uma semana da Jornada Mundial da Juventude, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) vê as manifestações nas ruas como a maior “fonte de ameaça” à visita do papa Francisco, tanto em quanto no Rio de Janeiro. Apesar do monitoramento, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general-de-Exército José Elito Siqueira, acredita que os protestos não serão um “problema” para o evento.

O alerta foi mostrado em um painel de informações disposto em sala do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), dentro da própria Abin, em , durante visita do ministro Elito às instalações. O GSI convidou jornalistas para acompanhar a visita.

No painel dedicado ao Rio de Janeiro, por exemplo, aparecem as seguintes “fontes de ameaça”: incidentes de trânsito, crime organizado, organizações terroristas, movimentos reivindicatórios, grupos de pressão e criminalidade comum. São três os níveis de alerta: verde (baixa possibilidade de incidentes), laranja (média possibilidade) e vermelho (alta possibilidade).

O maior nível de preocupação é o dos chamados “grupos de pressão”. “Diante das ações dessa fonte percebidas no País nos últimos meses associadas às ações internacionais relacionadas a grandes eventos desse teor, considerou-se tendência de manifestação positiva durante o evento”, informava o painel às 10h52 desta terça-feira.

No Rio, aparecem com níveis de alerta laranja os “movimentos reivindicatórios” e a “criminalidade comum”. Sobre o primeiro, o painel informava que, “apesar de iniciativas de caminhoneiros, médicos e sindicatos variados promovendo manifestações/greves nas últimas semanas, não há subsídio suficiente para estabelecer tendência para esta fonte de ameaça”. Sobre a criminalidade, o painel comunica que, “segundo os dados estatísticos, os índices de criminalidade desta região estão de acordo com a normalidade”.

Segundo o Broadcast apurou, o protesto de categorias – como de centrais sindicais, caminhoneiros e médicos – se enquadra dentro dos “movimentos reivindicatórios”, enquanto a Abin considera como “grupos de pressão” manifestações difusas, sem uma causa específica.

O painel é abastecido por informações diariamente, a cada hora, e atualizado sempre que chega uma informação nova, explica o diretor do Departamento de Integração do Sistema Brasileiro de Inteligência da Abin, Carlos Ataídes.

Sobre o crime organizado, a Abin considera que, no histórico de organizações criminosas no Rio de Janeiro, “inexistem registros de ações objetivando atingir diretamente a realização de eventos”. Quanto a organizações terroristas, o painel informa que, “diante da ausência de indicativos de que essa fonte irá se manifestar durante o evento, sua tendência de atuação foi avaliada como negativa”.

São Paulo

A Abin lista três fontes de ameaça em Aparecida (SP), que também receberá a visita do papa Francisco: grupos de pressão (alerta verde), organizações terroristas (verde) e movimentos reivindicatórios (laranja).

“Não há indício, até o momento, de manifestações na região do Santuário de Nossa Senhora Aparecida”, informava o painel às 10h52 desta terça-feira.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo sofre gol no fim e deixa escapar boa vantagem diante do Estudiantes na Libertadores

Assaltantes armados são presos na região de fronteira

Lula se reunirá com Celso Sabino após União exigir saída do governo em 24 horas

Mulher viveu em cárcere privado por mais de 20 anos no Paraná

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

TipStrike revoluciona a análise esportiva com previsões de futebol baseadas em estatísticas

Últimas Notícias

Polícia

Homem morre ao cair de carro em movimento em estrada vicinal

O motorista apresentava sinais visíveis de embriaguez

Polícia

Homem é preso por esfaquear e agredir companheira

A vítima disse que as agressões são recorrentes

Mundo

Terremoto atinge a Rússia e dispara alerta breve de tsunami

Sistema de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu brevemente uma ameaça de tsunami

Polícia

Mulher morre no hospital um mês após acidente causado por motorista bêbado

O bafômetro indicou 0,71 mg/L de álcool no organismo