Geral

Vulcão mexicano espalha cinzas, vapor e rochas incandescentes

O Vulcão Popocatépetl, a 60 quilômetros da Cidade do México, capital do país, lançou nesta quara-feira (18) uma nuvem de cinzas, vapor e fragmentos de rochas incandescentes, segundo informações do Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred). Porém, há mais de uma semana, as autoridades mexicanas acionaram o alerta amarelo devido às ameaças de erupção […]

Arquivo Publicado em 18/04/2012, às 18h23

None

O Vulcão Popocatépetl, a 60 quilômetros da Cidade do México, capital do país, lançou nesta quara-feira (18) uma nuvem de cinzas, vapor e fragmentos de rochas incandescentes, segundo informações do Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred).


Porém, há mais de uma semana, as autoridades mexicanas acionaram o alerta amarelo devido às ameaças de erupção do vulcão. O nível 3 de alerta amarelo representa uma escala intermediária de risco de erupção.


O receio das autoridades é que lava e cinzas atinjam cidades ao redor do vulcão, obrigando o foverno a retirar a população das áreas que cercam o Popocatepétl. Por cautela, há uma advertência geral das autoridades para um raio de 12 quilômetros do vulcão.


A orientação é para que as pessoas sejam retiradas da região em caso de agravamento da situação. O Popocatépetl fica no Parque Nacional Izta-Popo Zoquiapan e tem 5.482 metros de altura. O nome do vulcão significa montanha de fumaça no dialeto Nahuatl, um dos falados por povos indígenas mexicanos. *Com informações da agência pública de notícias do México, Notimex

Jornal Midiamax