O Governo da enviou à Guatemala 50 toneladas de alimentos e remédios para ajudar os afetados pelo terremoto que sacudiu o país em 7 de novembro, carga que se soma a outras 100 toneladas que foram enviadas anteriormente.

“Em nome do presidente Otto Fernando Pérez Molina, agradeço o povo venezuelano e presidente Hugo Chávez Frias pelo apoio, e esperamos que Deus nos socorra porque ainda sentidos a terra tremer”, disse o embaixador da Guatemala na Venezuela, Eric Molina, ao canal “Venezolana de Televisión” (“VTV”).

Molina fez as declarações no aeroporto internacional de Maiquetía, em Caracas, onde acrescentou que a Venezuela sempre é o primeiro país a ajudar a Guatemala perante os desastres.

O diretor de Defesa Civil da Venezuela, Luis Díaz Curbelo, especificou que após o primeiro envio de 50 toneladas de ajuda à Guatemala, em 9 de novembro, a ajuda já chega a 150 toneladas.

“A Venezuela, desde o primeiro momento, atua em solidariedade com os povos irmãos. Foi o primeiro país que chegou com ajuda humanitária apenas 48 horas após o terremoto e seguimos em uma ponte aérea ordenada pelo presidente (Chávez)”, indicou o funcionário.

O terremoto de 7,2 graus na Escala Ritcher que sacudiu Guatemala há 11 dias e que causou a morte de 44 pessoas e deixou mais de 25 mil desabrigados, teve até na quinta-feira 193 réplicas entre 3,5 e 6,1 graus, segundo o Instituto Nacional de Sismologia (Insivumeh) do país.